Início / Agricultura / UTAD Alumni Wine & Cheese Collection já tem nomeados os responsáveis pela edição de 2024

UTAD Alumni Wine & Cheese Collection já tem nomeados os responsáveis pela edição de 2024

Diplomados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Marcos Hehn Pinto da Silva, Pedro Ribeiro, Tiago Garcia, Maria Manuel Maia e Esmeralda Vieira ficarão responsáveis pela próxima “UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”. A nomeação decorreu ontem, 15 de Novembro, na nova adega da academia transmontana.

“A formação especializada em viticultura e enologia é uma marca distintiva da UTAD. Somos os melhores em Portugal e queremos estar entre os melhores da Europa e do Mundo neste sector”, afirmou o reitor Emídio Gomes.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, marcou presença no evento que assinalou também a inauguração da nova adega. “Este é já um evento de referência da UTAD, de encontros e reencontros. Uma plataforma de divulgação e promoção de sinergias, uma prova da valorização do conhecimento científico na área agroalimentar, bem como da qualidade da investigação e do saber-fazer de antigos estudantes. Numa região que tanto dá ao sector agrícola, numa instituição que tanto contribui para esta aliança essencial entre competitividade e sustentabilidade, a nossa missão é criar as melhores condições ao crescimento”, referiu.

O nome de Marcos Hehn Pinto da Silva, escolhido pelo enólogo Daniel Fraga Gomes, figurará no rótulo do espumante Alumni UTAD do próximo ano. Natural do Porto, Marcos Hehn Pinto da Silva tornou-se vitivinicultor a tempo inteiro em final de 2009, produzindo espumantes DOP Távora-Varosa na propriedade de família em São Cosmado (Armamar), refere uma nota de imprensa da UTAD.

Por indicação de Luís Teixeira, o enólogo Pedro Ribeiro vai criar o vinho tinto. Com experiências profissionais na Austrália e em Portugal, Pedro Ribeiro é CEO e enólogo no Rocim, abrangendo as regiões do Alentejo, Lisboa, Douro e Dão. A nomeação de Patrícia Peixoto foi Tiago Garcia, que assinará o vinho branco. A trabalhar na região do Alentejo desde 2001, é actualmente enólogo da CARMIM em Reguengos de Monsaraz. Em 2024, o vinho do Porto será da autoria de Maria Manuel Maia, uma responsabilidade delegada por Carlos Alves. A enóloga representa a quarta geração da família Poças, sendo responsável pela produção vitícola e administração da Poças.

A passagem de testemunho da produção de queijos recaiu em Esmeralda Vieira, que assegurará uma gama de queijo de cabra. A produção acontecerá em Arcos de Valdevez, onde a engenheira agrícola desenvolveu um projecto que lhe tem permitido pôr em prática os conhecimentos adquiridos na UTAD e o gosto pelos caprinos de leite e pelas plantas aromáticas e medicinais.

Alumni UTAD

A UTAD é a única universidade portuguesa com vinhos e queijos de autor. Estas criações nascem sob a égide da marca “Alumni UTAD”, sendo asseguradas, a cada ano, por antigos estudantes.

O início desta iniciativa remonta a 2016, quando três ex-estudantes foram convidados a criar um vinho da marca UTAD e a nomear os seus sucessores. Em 2022, a associação Alumni UTAD lançou o desafio de diversificar a marca, alargando-a a outros produtos da fileira agroalimentar. Juntou-se, assim, a confecção de queijos de três variedades: vaca, ovelha e cabra. Ao longo dos últimos anos, 21 néctares (vinhos tintos, brancos, do Porto e espumantes) foram criados por enólogos de diferentes regiões vinícolas que, em comum, têm formação especializada obtida na UTAD. Desde o ano passado, a colecção “Alumni UTAD” integra também seis queijos.

Estes produtos podem ser degustados e adquiridos no restaurante Panorâmico e na loja da Associação Académica. No ano do seu nascimento, a marca de vinhos de autor “Alumni UTAD” integrou o roteiro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da sua passagem pela região transmontana.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.