Início / Agricultura / UE renova autorização de herbicidas para cereais de Inverno e prado com clopiralide

UE renova autorização de herbicidas para cereais de Inverno e prado com clopiralide

A Comissão Europeia renovou a aprovação da substância activa clopiralide, utilizada em herbicidas para cereais de Inverno e prado até 30 de Setembro de 2036.

Segundo o Regulamento de Execução (UE) 2021/1191 da Comissão, de 19 de Julho de 2021, a avaliação de risco para a renovação da aprovação da substância activa clopiralide baseia-se em utilizações representativas como herbicida em cereais de Inverno e prado.

“Embora não seja necessário, à luz desta avaliação de risco, manter a restrição de utilização apenas como herbicida, é, contudo, necessário prever, à luz dos conhecimentos científicos e técnicos actuais, determinadas condições e restrições”, acrescenta o Regulamento.

Por outro lado, a Comissão alerta para os agricultores terem em conta a possível presença de resíduos de clopiralide em culturas de rotação; a possível transferência de resíduos de clopiralide através de compostagem ou estrume de animais cujos alimentos sejam provenientes de zonas tratadas, a fim de evitar danos nas culturas susceptíveis; e a protecção das águas subterrâneas em condições vulneráveis.

Pode ler o Regulamento de Execução (UE) 2021/1191 completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.