Início / Agenda / Super Bock Super Rock une-se à Nãm Mushrooms no combate ao desperdício

Super Bock Super Rock une-se à Nãm Mushrooms no combate ao desperdício

O 27º Super Bock Super Rock, que se realiza nos próximos de 13, 14 e 15 Julho, na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, em Sesimbra, uniu-se à Nãm Mushrooms no combate ao desperdício. Esta iniciativa de economia circular transforma os resíduos de café em cogumelos, na sua quinta urbana.

“No Meco, continuarão os seus passos dados no combate ao desperdício e vão transformar as borras de café em deliciosos cogumelos, que os festivaleiros vão poder provar em pleno festival, na food truck da Nãm. O Super Bock Super Rock e a Nãm Mushrooms unem forças numa parceria única, proporcionando uma experiência musical épica com um toque sustentável”, garante a organização, a cargo da Música no Coração.

Nãm Mushrooms

O que começou com uma pequena cave no largo do Intendente, em Lisboa, acabou por se tornar a primeira quinta urbana de economia circular em Portugal. A Nãm Mushrooms usa apenas “o que está disponível localmente, protegendo assim o nosso planeta. Do desperdício do café, produzimos cogumelos deliciosos e fertilizante de qualidade”.

Na Nãm tudo começa com grãos de café que, em vez de acabarem num aterro a poluir o planeta, são recolhidos já em borra pela Delta Cafés, que depois são transformados em frescos, locais e orgânicos cogumelos. Deste modo, o desperdício da produção de cogumelos resulta num fertilizante orgânico e nutritivo para cultivo de frutas e legumes.

O conceito “from waste to taste”, criado em 2018 por Natan Jacquemin, fundador da startup, tem um método de aproveitamento simples e inicia-se quando a água quente, na extracção de “uma bica”, passa pelo café, limpando desta forma a borra.

O processo de preparação de um café só utiliza 1% da sua biomassa, sendo os restantes 99% considerados desperdício. Esta borra representa um substrato limpo e rico em nutrientes, um excelente alimento para os cogumelos.

A Delta Cafés recolhe as borras de café, considerados extractos limpos e ricos em nutrientes, nos seus clientes através de recipientes próprios, maximizando a eficiência operacional através de uma produção mais sustentável.

Conheça todo o programa do 27º Super Bock Super Rock aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.