Início / Agricultura / Sovena avança com nova fábrica de produção e embalamento de óleo Fula em Angola

Sovena avança com nova fábrica de produção e embalamento de óleo Fula em Angola

O Grupo Sovena, líder mundial no sector do azeite, dá início à operação de uma nova unidade industrial em Luanda, Angola, para a produção e embalamento da sua marca de óleo Fula. Este investimento consolida o “compromisso da Sovena com a produção local, impulsionando a eficiência da cadeia de abastecimento no mercado angolano”.

A fábrica em Angola é, assim, “um marco importante na visão da Sovena de criar no país uma cadeia de produção eficiente que garanta a produção, processamento e fornecimento dos produtos nesse mercado, substituindo a sua importação. De referir que a Sovena tem uma forte tradição de exportação de óleo de soja para Angola, quer com a marca Fula, líder de mercado, quer com outras marcas”, refere uma nota de imprensa do Grupo.

Segundo o CEO da Sovena, Jorge de Melo, “a abertura da fábrica de embalamento em Luanda marca o início da integração da Sovena na cadeia de produção alimentar angolana, um sector onde queremos criar um sistema de alto valor acrescentado e gerador de empregos. Esta unidade industrial é um marco importante na visão do grupo de criar localmente uma cadeia de produção eficiente e integral que inclui a produção, transformação, embalamento e abastecimento dos produtos da empresa ao mercado nacional”.

Investimento de 18 milhões de euros

O investimento na unidade industrial de Luanda rondou os 18 milhões de euros, incluindo equipamento e stocks. A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano, e conta ainda com capacidade de expansão. Actualmente emprega 18 quadros locais, número que aumentará para 50 colaboradores até ao final de 2023, contribuindo ainda com 100 empregos indirectos.

A Sovena, do Grupo Nutrinveste, é uma das empresas líderes mundiais no sector do azeite, com as marcas Oliveira da Serra e Andorinha, marcando presença no sector dos óleos vegetais, com a Fula, Vêgê e Frigi.

A empresa detém operações directas em dez países – Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola – exportando para mais de 70 e empregando mais de 1.200 colaboradores em todo o Mundo.

Com uma facturação 1.1 mil milhões de euros em 2020, a componente internacional representa 75% do negócio

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.