Início / Empresas / Sotecnisol cria nova unidade de negócio: Comunidades de Energia Renovável

Sotecnisol cria nova unidade de negócio: Comunidades de Energia Renovável

A Sotecnisol, grupo que opera nos sectores da construção, ambiente, energia, água e agroindústria criou uma nova unidade de negócio para reforçar a “ambição em tornar-se um player de referência a nível nacional na transição energética e aumentar a produção de energia verde”. Trata-se da Sotecnisol Comunidades de Energia Renovável que surge com a “missão de gerir e promover a partilha de energia, gerada de forma descentralizada, numa altura em que a rede energética, em Portugal, funciona de forma centralizada”.

Assim, “com todo o know how para criar comunidades de energia renovável (CER) e autoconsumo colectivo (ACC), o Grupo Sotecnisol cria uma entidade que visa reduzir substancialmente os custos e impacto no meio ambiente e simplificar procedimentos entre empresas e cidadãos que pretendam produzir, armazenar e partilhar energia verde”, refere uma nota de imprensa da empresa.

E acrescenta ser “expectável que a actividade desta empresa contribua para a neutralidade carbónica nos próximos anos, com uma considerável redução de gases com efeito de estufa”.

Enquanto Entidade Gestora de Autoconsumo, a Sotecnisol Comunidades de Energia Renovável criou um sistema de soluções que permite a descentralização da produção de energia, onde o produtor – cidadão, empresa ou organismo público – gera energia para consumo próprio e para partilhar na rede a um valor competitivo.

“Actualmente, a energia eléctrica proveniente de fontes renováveis representa um consumo de 60% em Portugal e é nossa ambição contribuir para que esse número aumente para 85%, até 2030”, refere José Luís Castro, CEO do Grupo Sotecnisol.

“Atendendo ao objectivo de cumprimento das metas definidas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e atingir um patamar elevado de descarbonização, pretendemos facilitar e simplificar o acesso às CER, principalmente numa altura em que o licenciamento é ainda um desafio”, acrescenta.

Parte integrante do Grupo Sotecnisol, que conta com mais de cinco décadas de experiência, a Sotecnisol Comunidades de Energia Renovável assegura a gestão completa do projecto, desde a sua concepção e dimensionamento, acompanhamento do processo junto da Direcção-Geral de Energia e Geologia, coordenação da instalação das Unidades de Produção para Autoconsumo e gestão do auto consumo da comunidade (EGAC).

Além disso, o Grupo apresenta um vasto leque de soluções que possibilita a criação de sinergias entre empresas, permitindo oferecer um serviço ainda mais completo: one-stop-shop.

 
       
   
 

Verifique também

Município do Seixal no TOP 3 da recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica

Partilhar              O concelho do Seixal é um dos três concelhos do País, juntamente com os municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.