Início / Featured / Secretária de Estado das Pescas aprova novo Anteporto da Marina de Vilamoura

Secretária de Estado das Pescas aprova novo Anteporto da Marina de Vilamoura

A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, homologou hoje, 11 de Agosto, em Vilamoura, o contrato de concessão, atribuído pela Docapesca – Portos e Lotas. ao novo Anteporto da Marina de Vilamoura. “Uma infra-estrutura portuária única em Portugal que, após entrar em exploração, irá permitir o estacionamento de 68 embarcações de recreio com comprimento entre os 20 e os 40 metros”, garante a governante.

Actualmente, a Marina de Vilamoura, que faz 49 anos, tem 825 postos de amarração, e a lista de espera é longa, precisamente para embarcações de grande porte, de 20 a 40 metros.

O novo Anteporto da Marina de Vilamoura contará com três pontões específicos. Vai ter também obra marítima, com o prolongamento dos esporões, e uma das grandes obras será a dragagem, para conseguir os 5,5 metros de profundidade que vão ser necessários para aquele espaço.

Marina de Vilamoura

Com 825 postos de amarração, a Marina de Vilamoura é a maior do País. Tem a gestão a cargo da Vilamoura World.

Após a entrada da barra (que até ao presente nunca fechou), encontra-se um anteporto protegido por dois molhes (o molhe oeste com 660 m de comprimento e o molhe este com 430 m) que, através de um pequeno canal onde se encontram o cais de recepção e o posto de abastecimento de combustível, dá acesso ao porto interior, explica a Turismo de Portugal.

Este anteporto , com duas zonas de calados distintos, é praticável por embarcações de calado até 4 m e de comprimento até 50 m; contudo, para embarcações com mais de 35 m de comprimento e de 3 m de calado, é conveniente o prévio contacto via rádio com os serviços da marina (VHF, canais 9 e 16) para informação actualizada sobre a batimetria da zona.

A Marina de Vilamoura, dispondo de um vasto complexo de apoio à navegação de recreio, proporciona vários serviços de reparação (estaleiro, reparação eléctrica , de motores e de velas) e possui grua de pórtico (30 t), grua móvel (3 t), grua eléctrica (1 t), rampa e grade de marés.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.