Início / Featured / Ruben Eiras é o novo secretário-geral da Fórum Oceano

Ruben Eiras é o novo secretário-geral da Fórum Oceano

Ruben Eiras

O novo secretário-geral da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, Ruben Eiras, inicia o seu mandato a partir desta quarta-feira, dia 1 de Setembro.

“É com elevada honra, motivação e empenho que abraço este novo desafio. Nos seus 12 anos de existência, a Fórum Oceano tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais efectivo no apoio à estruturação de um cluster industrial da economia do mar competitivo e sustentável em Portugal. Prova disso é o regular crescimento do seu volume de associados, o crescente número de projectos de relevância estratégica que a Fórum Oceano lidera ou está envolvida na coordenação e o consolidar do seu reconhecimento internacional e comunitário”, afirma Ruben Eiras.

E acrescenta: “o meu principal foco estratégico ao iniciar esta função é continuar e aprofundar este percurso de crescimento sustentável da Fórum Oceano, consolidando o seu papel como entidade gestora do Cluster do Mar Português, em linha com o reconhecimento oficial atribuído pelo Ministério da Economia, no enquadramento da política de clusters industriais europeia. Nesse sentido, concentraremos as nossas energias no reforço da nossa acção como agente catalisador de um ecossistema de empreendedorismo, inovação, financiamento e investimento que estruture uma economia do mar assente em modelos de negócio ESG (Environment, Social and Governance)”.

Por outro lado, refere que “a Fórum Oceano almeja contribuir para que as actuais empresas incumbentes e a nova geração de start-ups azuis criem novos negócios lucrativos que digitalizem, descarbonizem e ‘circularizem’ os produtos e serviços. São estas as oportunidades procuradas pelas novas vagas de financiamento público e privado: soluções empresariais rentáveis e ambientalmente inteligentes, que permitam a adaptação e a mitigação das alterações climáticas. O Oceano é um elemento crítico no sucesso desta equação. E nesta linha o empreendedorismo português pode gerar negócios transformadores com o seu Mar nos sectores alimentar, energético, portuário, turístico e dos transportes”.

Ruben Eiras

Ruben Eiras sucede a Rui Azevedo, que assegurou a direcção executiva da Fórum Oceano ao longo dos últimos 12 anos e que continuará a colaborar com a Associação, como consultor estratégico.

Antes de assumir a função de secretário-geral, no último ano e meio, Ruben Eiras exerceu a função de Coordenador para a Economia Azul, Inovação, Investimento e Financiamento na Fórum Oceano. É mentor do Programa de aceleração de start-ups Ocean Stream do Creative Destruction Lab, sediado no Canadá, como também é mentor do Sustainable Ocean Accelerator e ‘coacher’ da BlueInvest Platform da Comissão Europeia.

Foi eleito deputado pelo Partido Socialista à XII Legislatura da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Exerceu as funções de director-geral de Política Marítima do Ministério do Mar de Portugal, promovendo uma economia azul inovadora e sustentável, como também as de Assessor para a indústria, inovação e energia da Ministra do Mar de Portugal.

Anteriormente à sua carreira enveredar pela rota da economia do Mar, foi Gestor de Ciência e Tecnologia na Galp Energia e director do Programa de Segurança Energética da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

É Doutorado em Política de Segurança Energética na área da História, Defesa e Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa – Instituto Universitário de Lisboa e pela Academia Militar, sendo também diplomado com o Mestrado Executivo em Sistemas de Energia Sustentável do Programa MIT-Portugal.

Foi membro do Grupo de Peritos em Gás Natural da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE) e Membro Técnico do Grupo de Trabalho SAS de Segurança Energética da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO.

A Fórum Oceano é uma pessoa colectiva de utilidade pública que gere o Cluster do Mar Português, Cluster de competitividade reconhecido pelo Governo de Portugal. As actividades marítimas constituem segmentos dinâmicos e competitivos da economia, capazes de valorizar o mar e os seus recursos, de gerar valor e de criar emprego qualificado, contribuindo para o reforço da posição de Portugal na economia global.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suínos, ruminantes e aves de produção em debate nas II Jornadas Técnicas Vetlima

Partilhar              As II Jornadas Técnicas Vetlima realizam-se nos dias 2, 3, 6 e 7 de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.