Início / Agenda / Regionais Madeira. JPP defende “urgente renovação da frota do peixe-espada”

Regionais Madeira. JPP defende “urgente renovação da frota do peixe-espada”

O Partido Juntos Pelo Povo (JPP), candidato às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira de dia 24 de Setembro, compromete-se a “assegurar por todos os meios possíveis o financiamento adequado para empreender a urgente renovação da frota do peixe-espada”.

Por outro lado, pretende “preparar a reactivação da indústria conserveira do atum” e “lutar pelo aumento das quotas europeias de pesca” aplicadas à Região Autónoma da Madeira.

O JPP, liderado por Élvio Sousa, promete ainda “promover uma aquicultura diversificada e ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva, baseada no conhecimento e redução do impacto visual”, assim como “reforçar a competitividade das empresas integradas no sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, nomeadamente promovendo a eficiência energética”.

Segundo o programa eleitoral do JPP, “a secular actividade piscatória continua a ser estratégica para a Região, mas é sobretudo um vector económico e social com significado na economia regional, por representar a principal fonte de rendimento das principais comunidades piscatórias”. No entanto, “nos últimos anos revelam um sector em estagnação e envelhecido. A maior prova da falta de realizações políticas tem expressão no abandono da frota do peixe-espada preto”.

“Embarcações obsoletas, com uma média de vida de 40, sem o mínimo de condições a bordo para o árduo trabalho dos pescadores e um perigo para a segurança de todos”, realça o documento.

O JPP pretende também “incentivar a entrada de jovens nas pescas e comparticipar a adequada formação e certificação profissional que os habilita como pescadores profissionais”.

Pode ler o programa eleitoral do JPP aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.