Início / Agenda / Chocalhos. Festival dos Caminhos da Transumância realiza-se de 15 a 17 de Setembro em Alpedrinha

Chocalhos. Festival dos Caminhos da Transumância realiza-se de 15 a 17 de Setembro em Alpedrinha

A 22ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância realiza-se de 15 a 17 de Setembro, na freguesia de Alpedrinha, concelho do Fundão. O primeiro dia arranca com uma apresentação de produtos identitários, do território, de montanha, gastronomia, pequenos concertos e turismo.

A transumância, tema que ilustra o Chocalhos, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o Verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a Primavera se anunciasse, avança uma nota de imprensa da autarquia do Fundão.

E adianta que na programação deste festival “podem-se encontrar actividades que divulgam o património pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar produtos gastronómicos do concelho, com o objectivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história, como também as tradições desta actividade ancestral”.

Conversas Transumantes

No sábado, 16 de Setembro, o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância conta com provas orientadas de vinhos e queijos, a partir das 15h30, no Palácio do Picadeiro. Logo depois, às 16 horas, realiza-se uma sessão de “Conversas Transumantes”, com Anabela Dinis — moderadora e investigadora em Território Rural, particularmente da Beira e Serra da Estrela —, Tiago Cerveira — repórter de imagem e fotógrafo, realizador de vários documentários de natureza e cultura rural, exibidos e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais —, Duarte Marques — dinamizador e facilitador de projectos pastoris da Serra do Alvão, nomeadamente do projecto Life Maronesa — e Francesca Pasetti Bombardella — coordenadora do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores.

Já às 17 horas, terá lugar a 12ª Exposição Canina Especializada – Cães de Condução de Rebanhos, seguindo-se, às 18 horas, a 12ª Exposição Canina Especializada – Cães de Protecção de Rebanhos.

Este ano a região convidada para o evento é a Serra da Estrela, num evento que contará ainda com um almoço dos pastores serranos no domingo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

AJAP leva a Bruxelas debate sobre cooperação, desenvolvimento e ajuda humanitária

Partilhar              O director-geral da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, marcou presença …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.