Início / Agricultura / Quinta do Bomfim volta a integrar Top 50 World’s Best Vineyards

Quinta do Bomfim volta a integrar Top 50 World’s Best Vineyards

A Quinta do Bomfim, propriedade da família Symington no Douro – Pinhão, volta a integrar o Top 50 dos World’s Best Vineyard. Na edição de 2022, o Centro de Visitas posicionou-se no 37º lugar do ranking para o qual entrou pela primeira vez em 2019. Os World’s Best Vineyards elegem anualmente os locais vínicos mais interessantes para visitar, provar vinhos e ficar a conhecer mais sobre o seu processo de produção.

Na família Symington há cinco gerações, as vinhas da Quinta do Bomfim já deram origem a vinhos do Porto lendários, como o Dow’s Porto Vintage 2007 – o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos da Wine Spectator – ou o Dow’s Vintage 2011, que foi premiado como o n° 1 Wine in the World em 2014 pela mesma publicação.

Enquanto Centro de Visitas, o local reúne uma vasta selecção de actividades, como visitas guiadas – que passam pelo museu, adega e armazém antigo, que terá sido concluído em 1896. Destacam-se também as provas de vinhos, assim como os piqueniques que têm assinatura do chef Pedro Lemos.

Restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Uma das recentes novidades da Quinta do Bomfim é o restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, espaço inserido num antigo armazém de vinhos totalmente remodelado para o efeito. Inspirado nas cozinhas de família do Douro, com as grandes chaminés e confecção a lenha, o Bomfim 1896 with Pedro Lemos apresenta uma carta na qual se destacam pratos como gamba da costa na brasa, vieiras com espargos e beurre blanc, arroz cremoso de lavagante ou cordeiro com bulgur.

Nas sobremesas sublinham-se sugestões como o mil folhas com creme fumado e caramelo salgado ou a tartelete merengada com ruibarbo e citrinos. Os pratos são complementados com vinhos do portefólio da Symington, assim como de produtores amigos da família (nacionais e internacionais). As reservas podem ser realizadas através do site Bomfim1896.pt.

A par da Quinta do Bomfim, vários outros espaços da família Symington têm estado em destaque com diversos prémios, nomeadamente pelos Best of Wine Tourism. É o caso do Bomfim 1896 with Pedro Lemos, que recebeu a distinção na categoria “Restaurantes Vínicos”. As visitas exclusivas criadas na Quinta do Vesúvio para pequenos grupos receberam a distinção “Experiências Inovadoras”.

O programa da actividade inclui um passeio de jipe nas vinhas, uma visita à adega, provas de vinhos e ainda uma pausa para um almoço na varanda da casa senhorial. Os valores variam entre os 450 e os 500 euros por pessoa, mediante o número de participantes por grupo (no máximo 10). O preço da experiência para crianças é de 50 euros.

Finalmente, destaque ainda para o restaurante Vinum, integrado nas Caves Graham’s, que venceu o prémio “Arquitetura e Paisagem”, no âmbito da inauguração do novo terraço. O espaço acrescentou 160 lugares ao restaurante, dispostos em diferentes áreas e patamares.

Destes, 80 estão destinados aos que pretendem usufruir de uma refeição, antes apenas possível no interior do restaurante. Os restantes estão reservados ao novo lounge, local onde é possível desfrutar da vasta selecção de cocktails ou vinhos e petiscos. O Vinum está aberto de segunda-feira a domingo, das 12h00 à 01h00, sendo, por exemplo, possível complementar uma ida ao restaurante com uma experiência nas Caves Graham’s – no qual se realizam visitas e provas de vinhos do Porto.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.