Início / Agenda / Quercus e Acréscimo organizam webinar sobre gestão dos Baldios. Participação livre

Quercus e Acréscimo organizam webinar sobre gestão dos Baldios. Participação livre

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Acréscimo — Associação de Promoção ao Investimento Florestal vão promover um webinar, na plataforma Zoom, no próximo dia 1 de Junho, entre as 14h30 e as 17 horas, sob o título “Baldios, gestão actual e futura”.

O evento conta com a intervenção de diversos representantes de entidades associadas à gestão dos baldios e académicos, para análise do enquadramento regulamentar dos baldios, do histórico do regime florestal e da associação entre compartes e o Estado, bem como de casos práticos e de modelos de gestão associados a este património fundiário.

Baldios ocupam 5,6% do território continental

Os terrenos comunitários (baldios) ocupam actualmente cerca de 5,6% do território continental português, tendo expressão maioritariamente nas regiões do Norte e Centro, avança a organização do webinar. Nestes terrenos domina a ocupação florestal, representando os baldios cerca de 12% da área florestal nacional. A propriedade comunitária está sujeita ao regime definido pela Lei n.º 75/2017, de 17 de Agosto (Lei dos Baldios).

“Esta importante fracção do território nacional desempenha um papel relevante em termos de conservação da natureza e tem um potencial indiscutível para assegurar um desenvolvimento socioeconómico sustentável no meio rural”, acrescentam aquelas organizações.

Participação gratuita

A participação neste webinar é livre e gratuita, através da ligação à plataforma Zoom aqui.

ID da reunião: 995 0031 4946

Senha de acesso: 658074

Programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.