Início / Agricultura / Projecto Life Maronesa quer conhecer percepção da população sobre papel ambiental do pastoreio extensivo

Projecto Life Maronesa quer conhecer percepção da população sobre papel ambiental do pastoreio extensivo

O projecto “Life Maronesa: Sensibilização do Mercado” quer conhecer percepção da população sobre o papel ambiental do pastoreio extensivo e a influência que possa ter tido nesse sentido. Por isso, tem em curso um inquérito, completamente anónimo, em que as respostas serão tratadas de maneira agregada para auxiliar na monitorização e avaliação deste projecto.

Este inquérito foi desenvolvido pela RHE Initiative para a Aguiar Floresta.

“Uma das características dos projectos Life de governança e informação, é o compromisso com a avaliação do impacto do programa de acções do projecto nas pessoas directamente e indirectamente afectadas por estas e o alcance que as acções de disseminação técnica e das várias ferramentas de comunicação estão a ter na comunidade”, referem os promotores do inquérito.

Nesse sentido, foi estabelecido um protocolo com a startup RHE Initiative, para avaliar o impacto do projecto na comunidade baseado no programa de mudança comportamental. Esta avaliação vai ser conduzida através da utilização de três ferramentas de avaliação: inquéritos, entrevistas e grupos focais.

Pode responder ao inquérito aqui.

Projecto “Life Maronesa”

O projecto “Life Maronesa: Sensibilização do Mercado para as Oportunidades da Pecuária Extensiva e da Agricultura Sustentável”, é um projecto de implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo. Com este modelo pretende-se aumentar a resiliência climática da agricultura e da retenção de carbono no solo, bem como combater a redução do efectivo da raça bovina Maronesa.

Os bovinos de Raça Maronesa são animais criados em zonas de pastagens de montanha, contribuindo para a redução de combustíveis de fogos florestais e aumentando a retenção de carbono no solo, promovendo assim a sustentabilidade e a preservação da paisagem.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto ATLIC. Candidaturas aos Laboratórios de Economia Azul terminam a 15 de Maio

Partilhar              O Projecto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, liderado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.