Início / Agenda / Projecto Europeu da Universidade de Évora lança prémio para novos empresários agrícolas

Projecto Europeu da Universidade de Évora lança prémio para novos empresários agrícolas

O projecto Europeu Newbie, da Universidade de Évora, acaba de lançar um prémio para novos empresários agrícolas. Trata-se do Prémio Alentejo — Cadeias Curtas de Comercialização. As candidaturas estão abertas até 15 de Dezembro de 2018.

O vencedor recebe um vídeo de divulgação da exploração, uma placa indicativa do prémio para afixar na exploração, 500 euros em formação específica ou visita a outro caso de inovação na Europa, e uma viagem a um encontro internacional do Newbie, com outros vencedores a nível europeu.

Dar apoio aos novos empresários agrícolas

O Newbie é um projecto Europeu com 10 parceiros que conta com a parceria do ICAAM — Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora. Tem como objectivo dar apoio aos novos empresários agrícolas que enfrentam uma série de barreiras ao desenvolvimento de novos negócios agrícolas sustentáveis.

Com o intuito de ajudá-los a ultrapassarem essas barreiras, e para que se consigam estabelecer no sector com sucesso, o Newbie está a criar redes de trabalho entre organizações do sector agrícola, investigadores, agricultores, consultores, indústria, entre outros, quer a nível nacional quer a nível Europeu.

Candidaturas

As candidaturas podem ser feitas online, aqui. Mas para concorrer terá de tornar-se membro do Newbie, aqui.

Este concurso é realizado no âmbito do projecto europeu Newbie e tem como objectivo premiar novos modelos de negócio que resultam de formas inovadoras de ultrapassar as dificuldades/barreiras com que os novos empresários agrícolas se deparam quando se tentam estabelecer num negócio agrícola.

No Newbie, os novos empresários agrícolas são definidos como qualquer pessoa que inicia um negócio agrícola ou que se envolve num negócio agrícola já existente.

São pessoas de um amplo leque de idades, experiências agrícolas e recursos e podem entrar na agricultura em qualquer fase da sua vida profissional. Enfrentam barreiras comuns relacionadas com o acesso à terra, força de trabalho, capital, mercado, conhecimento e as redes necessárias para adquirir estes recursos.

Critérios de elegibilidade:

  • 1. Exploração agrícola na região do Alentejo, podendo incluir serviços na exploração agrícola (ex. turismo rural) no entanto tem que incluir produção agrícola;
  • 2. Recurso a cadeias curtas de comercialização para escoamento dos produtos (não necessariamente de forma exclusiva);
  • 3. Empresa (em nome individual ou não) que esteja estabelecida na área agrícola há menos que 10 anos (inclusive);
  • 4. O modelo de negócio tem que ter sido posto em prática há pelo menos 2 anos e estar a funcionar actualmente;
  • 5. Qualquer idade do agricultor é elegível.

Pode consultar o Regulamento do prémio aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.