Início / Agenda / Porque saem os agricultores à rua? Saiba tudo nas Conversas à Solta da Associação LAD

Porque saem os agricultores à rua? Saiba tudo nas Conversas à Solta da Associação LAD

Pode um homem ser livre sem pão? Portugal e a Europa têm visto os agricultores saírem à rua, mas será que o público entende a razão? Mas afinal, porque razão saem à rua os agricultores? O que os move? Qual o futuro da agricultura em Portugal e na Europa?

Para reflectir sobre tudo isto, a Associação LAD — Liberdade. Acção. Democracia vai levar a cabo um evento sobre agricultura intitulado Conversas à Solta – “Porque saem os agricultores à rua?”, no próximo dia 1 de Março, a partir das 18 horas, no Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória (aqui).

“Iremos conversar com agricultores nacionais que vivem diariamente a problemática deste sector, ouvir as suas razões e os seus argumentos, sem qualquer pretensão a não ser entender a sua realidade”, refere uma nota de agenda da Associação LAD.

E adianta: “vivemos num mundo global, onde num clique fazemos uma encomenda do outro lado do Mundo e ela nos chega comodamente à porta de casa. Se por um lado, entramos numa mercearia ou num supermercado e abastecemo-nos de alimentos, sem nos preocuparmos como chegaram até ali, por outro, não nos podemos esquecer que nos anos 30 e 40 do séc. XX houve sérios racionamentos de bens essenciais”.

E questiona: “será que somente em alturas de crise, como durante a epidemia de Covid-19 ou guerras, nos questionamos sobre a auto suficiência alimentar? Será que a desertificação do interior do País que se deve, em parte, ao abandono dos campos, acontece porque a agricultura já não é rentável?”

E ainda: “fará sentido sermos mais rigorosos com as normas de produção europeias (porque não produzimos o suficiente), e por essa razão sermos obrigados a importar alimentos de países onde há ausência dessa mesma regulamentação ou onde ela é mais leve? Impomos regras para dentro e acabamos a consumir produtos de países que não as cumprem?”.

Oradores

Tendo presente que Associação LAD tem como uma das suas missões “contribuir para o livre esclarecimento de temas relevantes para o desenvolvimento do País e da sociedade portuguesa, que o diálogo e a exposição de pontos de vista bem informados são essenciais para entendermos temas complexos, como o da agricultura, resolvemos levar a cabo um encontro sobre esta temática”, explica a mesma nota.

Para esta conversa estão convidámos Francisco Gomes da Silva (Professor de Agronomia no ISA e gestor na AgroGes), José Diogo Albuquerque (Eng. Agrónomo e ex-secretário de Estado da Agricultura), Helena Leão (Médica Veterinária e agricultora), Rui Garrido (Eng. Agrónomo e presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul), com a moderação de Vanda Morgado Mota (Jurista, gestora e membro fundador da Associação LAD), para ajudarem a analisar estes assuntos, partilhando as suas experiências e pontos de vista.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.