Início / Agenda / Plano AgIR apresentado ao sector vinícola a 7 de Março em Alenquer

Plano AgIR apresentado ao sector vinícola a 7 de Março em Alenquer

A Câmara Municipal de Alenquer informa que o Plano de Acção para a Gestão de Águas Residuais da Grande Lisboa e Oeste, mais conhecido como Plano AgIR, vai ser apresentado ao sector vinícola no dia 7 de Março, a partir das 17 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Ventosa.

Esta acção de formação em consonância entre o Município de Alenquer, as Águas do Tejo Atlântico e o Fundo Ambiental pretende dotar os produtores de vinho da região, de forma gratuita, com conhecimentos e formação técnica que lhes permita gerir os resíduos agrícolas da forma mais conveniente ao meio ambiente, refere uma nota de imprensa da autarquia.

O programa AgIR conta com uma equipa multidisciplinar de nove elementos que trabalha na caracterização dos pontos de descarga críticos e das indústrias para assegurar a actuação do apoio técnico a prestar à realidade de cada território. Além disso, o projecto cuja missão é a erradicação das afluências indevidas de águas residuais industriais pretende também capacitar os próprios técnicos de autarquias e empresas da área sobre o modo de actuação correcto, acrescenta a mesma nota.

“Alenquer não apresenta problemas relevantes nesta área sendo, ao invés, um dos concelhos representados que mais contribuiu para a divulgação das práticas sãs e execução das mesmas com vista a correcção dos afluentes industriais e na reutilização desses mesmos resíduos produzidos”, fria a autarquia.

O compromisso estabelecido entre o Município e as entidades tutelares sucedeu em Dezembro de 2022 e deu-se com 13 empresas do território. Neste momento, o concelho de Alenquer, um de 23 abrangidos pelas Águas do Tejo Atlântico, já conta 30 empresas neste processo com relevo do ponto de vista ambiental.

Se pretende esclarecimentos adicionais sobre o fórum de discussão da próxima quinta-feira, contacte o seguinte email: agir.adta@adp.pt.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Porto de Aveiro conclui reforço das defensas e cabeços de amarração da Ponte Cais 26 do TGL

Partilhar              A empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.