Início / Agricultura / Pêra Rocha voa na TAP até 19 de Outubro como sobremesas pelos chefs Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral

Pêra Rocha voa na TAP até 19 de Outubro como sobremesas pelos chefs Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral

A Pêra Rocha do Oeste vai viajar, entre 15 e 19 de Outubro, a bordo dos aviões da TAP, como ingrediente principal das sobremesas servidas aos passageiros de voos com destino a cinco dos maiores mercados de exportação desta variedade de fruta 100% portuguesa: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

No total, 1.500 quilos de Pêra Rocha vão ser confeccionados por dois dos mais reputados chefs portugueses, para adoçar o paladar dos passageiros de 470 voos da TAP, numa parceria entre a transportadora aérea e a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha.

Henrique Sá Pessoa, distinguido com uma estrela Michelin, criou para a ocasião um arroz doce cremoso com puré de Pêra Rocha em calda de moscatel, que será servido aos viajantes da classe executiva de médio e longo curso.

E Vítor Sobral, um dos mais dinâmicos chefs da cozinha portuguesa, preparou uma mousse de chocolate com compota de Pêra Rocha, que irá “deliciar” os passageiros da classe económica de longo curso.

Também na sala vip da TAP

Os passageiros de classe executiva poderão ainda desfrutar da Pera Rocha na sala vip da transportadora, onde estará disponível ao longo de toda a semana.

Esta acção tem como objectivo promover este fruto exclusivamente português em cinco países de destino identificados pela ANP como mercados estratégicos de internacionalização e é mais um “passo fundamental para divulgar este produto de excelência além-fronteiras”,diz um comunicado da ANP.

“Reconhecido com o selo comunitário Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 2003, a Pêra Rocha já é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados. Actualmente, perto de 60% da produção destina-se ao estrangeiro, com destaque para o Brasil, que representa mais de um quarto das vendas totais ao exterior”, acrescenta a mesma fonte.

Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos

A iniciativa insere-se no projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, com o qual a ANP pretende aumentar a visibilidade internacional da Pêra Rocha e do seu país de origem. O objectivo é contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor.

O projecto é co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

29 sócios

Sediada no Cadaval e com 29 sócios, a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha representa 86% da produção da Pêra Rocha em Portugal. Foi criada em 1993 para coordenar e incentivar uma política de qualidade para este fruto exclusivamente português e é a entidade gestora da denominação de Origem Protegida (DOP) “Pera Rocha do Oeste”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.