A operação de limpeza dos rios que servem os campos agrícolas de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, está concluída. A desmatação e a retirada de lamas das bordas dos rios da Areia, Tábuas, Sarradas, Matas e do Meio foram as primeiras intervenções efectuadas, diz fonte da autarquia.
O investimento de 71.304 euros permitiu que alguns campos abandonados, por falta de condições de cultivo e rentabilidade, fossem reactivados.
“A obstrução dos rios provocava, na época das chuvas, o transbordo de águas para os campos, que ficavam alagados e com as plantações perdidas, o que levou ao abandono de algumas parcelas”, explica o presidente da Junta de Freguesia do Valado, Rui Manuel Amaro, que se mostra “confiante nos bons resultados desta intervenção para a agricultura”.
“Estas benfeitorias, que apresentámos como um compromisso em 2013, serão contínuas, pois obrigam, necessariamente, a manutenção. São, para já, um excelente contributo para a melhoria das condições de produção”, acrescenta aquele responsável.
Segue-se a requalificação de estradas
Concluída esta etapa, será feita a requalificação e pavimentação de estradas de uso agrícola, o que poderá acontecer dentro de poucos meses.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, explicou que estes trabalhos integram o plano de manutenção e conservação das linhas de água bem como dos caminhos agrícolas, iniciado há quase 4 anos.
“Será dado início, dentro de meses, ao plano de requalificação dos caminhos e estradas agrícolas do Valado, designadamente a Estrada das Ilhas, num investimento que irá rondar os 100 mil euros”, garante Walter Chicharro.
A limpeza e valagem dos rios não era feita há décadas. “Com as culturas plantadas dependentes do rio, a limpeza é relevante para a garantia de reservas de água para a rega”, disse o autarca, que destacou, ainda, a “manutenção e conservação das linhas de água, bem como dos caminhos agrícolas, como factores com influência sobre a qualidade da produção”, pelo que a Câmara irá dar continuidade a estas intervenções para o apoio ao sector.
Agricultura e Mar Actual