Início / Agricultura / Milaneza e Nova Medical School assinam protocolo para estudar o impacto do consumo de massa no índice glicémico

Milaneza e Nova Medical School assinam protocolo para estudar o impacto do consumo de massa no índice glicémico

A Milaneza celebra o Dia Mundial das Massas, comemorado a 25 de Outubro, com a assinatura de um protocolo com a Nova Medical School (NMS). Esta parceria tem como base uma investigação sobre a relação entre o consumo de massa e índice glicémico nos portugueses.

A investigação, conduzida pelos alunos do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, da Nova Medical School, vai estudar características dos hidratos de carbono e o seu impacto nos níveis de glicemia.

As massas alimentícias estão presentes no grupo dos cereais e derivados e tubérculos, da Roda da Alimentação Mediterrânica, grupo responsável por fornecer cerca de 28% da energia total diária recomendada, sendo um excelente fornecedor de hidratos de carbono e fibra, se optarmos pelas versões integrais’.

“A ingestão de fibra tem vários benefícios como a redução do colesterol e da pressão arterial, mas uma das grandes vantagens é a sua contribuição para a diminuição do índice glicémico. Quanto menor o valor de índice glicémico, menor o efeito na subida do açúcar no sangue (após ingestão dos alimentos). Este dado pode ajudar-nos a seleccionar alimentos cujo aporte de fibra ajude a controlar o teor de açúcar no sangue. É, por isso, importante analisar os hábitos de consumo e adoptar estratégias que tenham impacto positivo na saúde”, afirma Margarida Bacelar, responsável pela área de inovação e desenvolvimento da Cerealis.

Já Conceição Calhau, coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Nova Medical School, refere que “os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição envolvidos em estudos clínicos na área da nutrição podem capacitar a indústria e completar a sua missão de fornecer mais informação sobre o impacto no consumo. Os estudantes da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS terão ao longo da sua formação pré-graduada contacto com temas relevantes para a indústria, desde indicadores de saúde, tecnologia associada à produção de produtos com maior interesse nutricional, assim como na análise do impacto do seu consumo em parâmetros clínicos”.

Dia Mundial das Massas

O Dia Mundial das Massas assinala-se no mês do Dia Mundial da Alimentação e do Dia da Menopausa, datas que são uma oportunidade para alertar para a importância de se fazerem refeições de baixo índice glicémico. No caso da menopausa, por exemplo, sabe-se que mulheres com padrão de refeições de elevado índice glicémico, muito associado à resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes, possuem níveis mais elevados de estrogénios, mais rapidamente esgotam os oócitos e, por isso, ficam em maior risco de menopausa precoce.

O protocolo assinado entre as duas entidades “reforça a posição da Milaneza como marca de massas nº 1 em Portugal, que continua a antecipar as tendências de mercado e as necessidades dos portugueses, tendo sempre presente a sua preocupação de promover uma alimentação saudável e equilibrada e a importância de estar associada a uma instituição de referência no ensino e na investigação, como a NMS. O lançamento da gama natura com massas integrais com fibra de aveia respondeu a este posicionamento da marca”, refere uma nota de imprensa da empresa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Rede Global da Diáspora chega a 31 mil empresas em 156 países

Partilhar              A AEP — Associação Empresarial de Portugal recebe dia 14 de Dezembro, nas suas instalações, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.