Início / Agricultura / Melhor Eucalipto lança boletim sobre apoios do PDR 2020 disponíveis para a floresta

Melhor Eucalipto lança boletim sobre apoios do PDR 2020 disponíveis para a floresta

O Projecto Melhor Eucalipto, iniciativa da Celpa – Associação da Indústria Papeleira, acaba de lançar um boletim informativo sobre os apoios disponíveis para a melhoria do valor económico das florestas, através do PDR 2020.

No boletim, é explicado que até 31 de Julho de 2017 podem candidatar-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações” e que o anúncio publicado – destinado especificamente para o eucalipto – prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em sub-produção.

No mesmo boletim merecem ainda destaque os novos vídeos – o mais recente sobre o combate ao gorgulho de eucalipto – e os mapas com a localização e contactos dos grupos de certificação florestais.

Melhoria do valor económico das florestas

Realça o boletim do Projecto que estão abertas as candidaturas à operação 8.1.6. do PDR 2020 destinada à melhoria do valor económico das florestas. Até 31 de Julho de 2017 podem candidatar-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações”, descreve o PDR 2020.

O anúncio publicado – destinado especificamente para o eucalipto – prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em sub-produção e acções associadas, através da rearborização com a mesma espécie.

O nível de apoios, direccionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial (ver lista de concelhos de 1ª e 2ª produtividades), poderá oscilar entre os 30 e os 50%.

Os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização, como destroçamento de cepos, plantação e retancha; construção de redes viárias e divisionais; obtenção de certificados de gestão florestal e a planos de gestão florestal.

Os projectos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.

Pode ver aqui o boletim completo.

O Projecto Melhor Eucalipto foi lançado no final de 2015 e tem como objectivo melhorar a qualidade dos povoamentos de eucalipto em Portugal e de comunicar boas práticas de gestão florestal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.