O navio hidrográfico NRP D. Carlos I, que regressou ontem, dia 31 de Agosto, à Base Naval de Lisboa após ter terminado a sua actividade no âmbito da missão de mapeamento do mar dos Açores, embarcou na viagem de regresso dois observadores de cetáceos do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no âmbito do Projecto Cetus.
O Projecto Cetus é liderado pelo CIIMAR e pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e tem como principal objectivo a recolha de dados na área da Macaronésia para a investigação de cetáceos com foco na distribuição espacial e modelação de habitat, bem como na educação ambiental para o suporte à conservação e gestão marinhas. No âmbito deste projecto, com início em 2012, já foram realizados mais de 2000 avistamentos de baleias e golfinhos distribuídos por 26 espécies diferentes.
Durante a missão de mapeamento do mar dos Açores, que teve a duração de 72 dias, o navio esteve empenhado na realização de levantamentos hidrográficos em três áreas distintas do arquipélago, resultando num total de 42.000km2 da cobertura completa do fundo do mar, e percorreu 8.906 milhas náuticas, afirma um comunicado da Marinha.
Agricultura e Mar Actual