Início / Agricultura / Maria do Céu Antunes distinguida em França com grau de Comendadora da Ordem do Mérito Agrícola

Maria do Céu Antunes distinguida em França com grau de Comendadora da Ordem do Mérito Agrícola

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, foi distinguida, esta tarde de 4 de Janeiro, em França, com a atribuição do grau de Comendadora da Ordem do Mérito Agrícola. Tal aconteceu após uma reunião com o homólogo francês, Marc Fesneau, na qual foi possível debater temas que marcam a actualidade, tais como as novas técnicas genómicas, o transporte de animais, a simplificação da Política Agrícola Comum e o uso mais eficiente da água.

Segundo o ministro Marc Fesneau, a distinção a Maria do Céu Antunes justifica-se “pelo trabalho, tenacidade e liderança que permitiram alcançar a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC), durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em 2021. Foi a tua liderança e tenacidade, Maria do Céu, que permitiram que a PAC fosse finalmente aprovada quando já poucos acreditavam que tal fosse possível. Contamos contigo na próxima reforma da PAC”.

Mas Maria do Céu Antunes realça que esta é “uma distinção colectiva, atribuída a uma equipa, a Portugal, porque a e reforma da PAC foi conseguida graças a um grupo muito extenso de pessoas, que muito se empenharam. Recebo-a com uma honra imensa e um sentimento de gratidão ainda maior. Orgulho-me por ter conseguido contribuir um pouco mais para a construção do projecto comum que é a União Europeia (UE) e penso que é nisso que nós, europeístas, nos devemos empenhar, em cada momento. E trabalhar pelo sucesso de um sector, que é garante da segurança alimentar e do desenvolvimento socioeconómico do país e da UE, tem sido uma missão desafiante, mas repleta de oportunidades de fazermos a diferença”.

Portugal defende programa similar ao Repower para a água

No encontro, a ministra portuguesa relembrou que “em linha com as prioridades europeias, Portugal tem vindo a defender o desenvolvimento de um programa similar ao Repower, mas direccionado para o uso da água. Esta foi mais uma oportunidade para estabelecermos prioridades e definirmos esforços, também no campo da identificação de vias alternativas, como, por exemplo, a dessalinização, reutilização de águas residuais e retenção e novos armazenamentos”, avança um comunicado de imprensa do Ministério da Agricultura.

“A sustentabilidade tem de ser a grande e permanente meta. Daí também termos abordado as novas técnicas genómicas. É essencial e possível compatibilizar produtividade, alicerce da segurança alimentar, e a protecção dos recursos, da biodiversidade e dos ecossistemas, nomeadamente com recurso à inovação”, clarificou Maria do Céu Antunes.

A ministra portuguesa destacou ainda “a forte cooperação e o diálogo que têm sido mantidos, nomeadamente em tempos tão difíceis como os actuais. E foi exactamente isso que aconteceu hoje, nesta reunião em que pudemos partilhar perspectivas e visões. Porque o que realmente importa é construir e implementar política pública que traga respostas, motive o crescimento e a inovação e se faça sentir nas vidas das pessoas”.

Recorde-se que, em Dezembro de 2022, Maria do Céu Antunes já havia sido agraciada com a condecoração “Gran Cruz de la Orden Civil del Mérito Agrario, Pesquero y Alimentario, Sección Mérito Agrario”, atribuída pelo governo de Espanha e proposta pelo Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, Luis Planas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.