Início / Agricultura / Lactalis instala painéis solares na fábrica da Landeira com capacidade de 1 MW em parceria com a Greenvolt

Lactalis instala painéis solares na fábrica da Landeira com capacidade de 1 MW em parceria com a Greenvolt

O Grupo Lactalis dá mais um passo para a redução de emissões de CO2 através de um acordo com a Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, para a criação de uma nova comunidade de energia. Depois do Entreposto Logístico de Perafita, será instalada uma Unidade de Produção para Autoconsumo Colectivo (UPAC) de 1 MW na fábrica da Parmalat, na Landeira, num passo que reforça o empenho da líder mundial na produção de produtos lácteos no compromisso estratégico de “Better for the Planet”.

Esta comunidade de energia contará com um total de 1.834 painéis solares fotovoltaicos que serão colocados num terreno adjacente ao das instalações da Parmalat Portugal no Município de Palmela, distrito de Setúbal. Este espaço desocupado será, desta forma, valorizado através de uma instalação que terá capacidade para gerar aproximadamente 1.580 MWh de energia, anualmente, refere uma nota de imprensa da Greenvolt.

“Havendo uma área de terreno disponível fazia todo o sentido valorizá-la com uma instalação solar que permitirá gerar energia para a fábrica da Parmalat Portugal, mas também para outros consumidores que queiram fazer parte de mais esta comunidade”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.

UPAC de 1 MW

Alinhada com o compromisso estratégico do Grupo Lactalis, o “Better for the Planet”, esta UPAC de 1 MW, a implementar na fábrica onde são produzidos os produtos das marcas Parmalat, UCAL ou Santal, entre muitas outras, reduzirá em cerca de 20% a dependência desta unidade da rede eléctrica. A fábrica passará a ter acesso a energia limpa, isto ao mesmo tempo que partilhará com outras empresas e famílias a geração em excesso, desde que localizadas num raio de até 4 km.

“Com a instalação de Painéis Solares na nossa fábrica aumentamos, de forma significativa, o consumo de energia limpa e reduzimos as emissões de CO2. Damos assim mais um importante passo no nosso compromisso de “Better for the Planet” em que estamos empenhados há já alguns anos, acrescenta Miguel Romão, director geral da Parmalat Portugal.”

Esta será a segunda comunidade de energia realizada pela Greenvolt Comunidades com o Grupo Lactalis. Em 2022, ficou acordada a instalação de 880 painéis solares fotovoltaicos no Entreposto Logístico de Perafita, de onde são enviados para os seus clientes e consumidores produtos de marcas como President, Galbani, Yoco e Yoggi. Esta UPAC tem uma capacidade instalada de 477 KWp capaz de atingir uma produção anual de 659 MWh e permitir uma redução de 175 toneladas de CO2 por ano.

Com mais esta comunidade de energia, a Greenvolt Comunidades “vem reforçar ainda mais a sua posição de liderança neste segmento do mercado das energias renováveis. Ao todo, em cerca de um ano de actividade desta empresa do Grupo Greenvolt, contam-se já mais de 40 comunidades de energia celebradas. No total, os projectos já executados e em execução apresentam uma capacidade de produção de energia limpa de mais de 30 MW”, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.