Início / Agricultura / Kagome e NEC criam joint-venture de aconselhamento agrícola e controlo automático de irrigação gota-a-gota

Kagome e NEC criam joint-venture de aconselhamento agrícola e controlo automático de irrigação gota-a-gota

A DXAS Agricultural Technology, com sede em Lisboa, uma joint-venture entre as japonesas Kagome e a NEC Corporation, irá melhorar a plataforma TIC para a agricultura da NEC, CropScope, com a adição de recomendações de gestão agrícola através de IA e uma função de controlo automático da irrigação gota-a-gota por pulsos, com destaque para a cultura do tomate. Trata-se de um método de cultivo em que a quantidade de água e fertilizante requerida por uma cultura é dada em pequenas porções múltiplas vezes, de modo a manter no solo o teor ideal de humidade para a cultura.

Espera-se que as novas funções da plataforma estejam disponíveis a partir de Abril de 2023. “Isso contribuirá para uma agricultura sustentável em todo o mundo, ao promover ainda mais a agricultura amiga do ambiente e rentável, ao mesmo tempo que aborda as questões da escassez de água nos locais de cultivo”, refere uma nota de imprensa da NEC.

Os produtores agrícolas têm enfrentado condições desafiantes nos últimos anos devido aos efeitos do aquecimento global, das alterações climáticas, e do aumento dos preços dos materiais agrícolas. Em particular, as secas que ocorreram em várias partes do Mundo nos últimos anos prejudicaram gravemente as culturas agrícolas, e as medidas para evitar a escassez de água tornaram-se uma questão urgente na concretização de uma agricultura sustentável, refere a mesma nota.

E adianta que, “convencionalmente, a irrigação gota-a-gota por pulsos é geralmente conhecida como um método de cultivo que mantém um óptimo teor de água no solo e reduz o consumo de água. Contudo, este método de cultivo não tem sido amplamente utilizado porque é difícil determinar a quantidade ideal de água, que pode mudar constantemente, a implementação do método pelos produtores que gerem grandes e múltiplos campos é complicada, e requer uma grande carga de trabalho”.

Recomendações agrícolas por IA

A fim de resolver estas dificuldades, a Kagome e a NEC realizaram este ano testes de demonstração em Portugal, utilizando recomendações agrícolas por IA fornecidas pelo CropScope, para irrigação e fertilização, a fim de implementar a automatização da irrigação gota-a-gota por pulsos. Como resultado, conseguiram aumentar a produção em cerca de 20%, com cerca de 15% menos irrigação quando comparado com um campo que não utilizava o CropScope.

Com base nos resultados dos testes de demonstração, “a DXAS irá acelerar o apoio à agricultura, promovendo a introdução e difusão dos novos serviços no mercado global do tomate, principalmente na Europa, nas Américas e na Austrália”, realça a mesma nota.

O CropScope

  Serviços de recomendação de gestão agrícola Serviços de visualização
Agricultores
(Produtores de tomate)
IA que incorporou o know-how de trabalhadores qualificados permite uma agricultura amiga do ambiente e rentável. Também facilita a evolução tecnológica e ajuda a aumentar o número de novos agricultores. É possível detectar rapidamente irregularidades e reduzir o risco de cultivo pela visualização da situação de um grande campo.
Especialistas

Agrícolas

O uso de know-how de apoio agrícola formalizado pode reduzir o tempo necessário para orientar os produtores e treinar os formadores agrícolas. Mesmo que um campo seja grande, é possível identificar com precisão as áreas onde as irregularidades estão a ocorrer e fornecer orientações com base em dados precisos.
Empresas de processamento de tomate Compras estáveis e com custos mais baixos podem ser alcançadas pela redução do risco de compra e pela minimização da utilização de factores de produção. A produtividade pode ser melhorada por meio de ajustes óptimos ao total da colheita com base em dados objectivos.

Fonte: NEC

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Festival de Observação de Aves volta a Sagres de 3 a 6 de Outubro. Águia-calçada é a estrela deste ano

Partilhar              A freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo volta a receber, entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.