Início / Agricultura / Já arrancou a terceira fase de incubação da Incubadora de Base Rural de Guimarães

Já arrancou a terceira fase de incubação da Incubadora de Base Rural de Guimarães

A Incubadora de Base Rural de Guimarães tem a decorrer a inscrição às candidaturas, para a terceira fase do programa de incubação, até 18 de Dezembro.

Segundo a vereadora da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, “este caminho é para continuar”. Esta terceira fase de candidaturas, denominada “Networking e Cooperação”, é uma fase de apoio à transformação de Planos de Negócio em Negócio, a qual tem disponível um sistema de incentivos, mediante candidatura, com apoio financeiro até 750 euros por mês para apoiar os candidatos durante os seis meses desta fase.

As condições estão descritas no Aviso de Abertura para Candidaturas, aqui.

Incubadora de Base Rural

A Incubadora de Base Rural de Guimarães é um serviço de apoio ao nascimento e crescimento de empresas especialmente dedicado a iniciativas de base rural, como sejam a agricultura, a agro-indústria, a silvicultura ou outros serviços e tecnologias de suporte.

Com este projecto, pela primeira vez, o Município de Guimarães capitaliza todo o potencial agrícola e florestal do concelho e, simultaneamente, promove o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo.

A quem se destina?

A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa actividade económica de base rural e que a queiram implementar em Guimarães.

Destina-se preferencialmente a jovens agricultores e empreendedores, residentes do concelho, desempregados e agricultores que se dediquem ao modo de produção biológico.

Quais as áreas de negócio privilegiadas?

A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia projectos que se desenvolvam nas seguintes actividades económicas:

  • Produção agrícola, nos modos de produção integrada, biológica, etc.;
  • Produção agrícola, agro-industrial, incluindo a comercialização e embalamento de produtos, nomeadamente os produtos endógenos/locais;
  • Outros serviços conexos (empresas prestadoras de serviços de agricultura de precisão,
  • consultoria agrícola, comercialização de máquinas e equipamentos, fornecedores de factores de produção, alojamento local e turismo rural, entre outros não exclusivos);
  • Actividades de base tecnológica (iniciativas em Internet of Things – IOT, robótica e tecnologia de suporte à actividade agrícola).

De que apoios pode beneficiar?

Realização de um programa de qualificação para o empreendedorismo de base rural, dirigido a promotores de ideias de negócio que escolheram Guimarães para lançarem a sua empresa.

O Programa envolve várias etapas que visam capacitar os incubados para a elaboração, consolidação e implementação do plano de negócios.

Acesso à terra

Procurando facilitar o acesso à terra aos novos empreendedores rurais será criada a Bolsa de Terras e o Banco de Terras, compostos por terrenos abandonados conferindo-lhes assim uma utilização e um benefício para aqueles com interesse em explorar a agricultura e torná-la num negócio rentável.

Sistema de incentivos

Disponibilização de apoios técnicos e pecuniários para o apoio a promotores de ideias de negócio nos primeiros meses de criação e lançamento da empresa, de modo a assegurar condições de igualdade de oportunidades e inclusão social, num projecto de fomento do empreendedorismo e desenvolvimento económico.

Transferência de I&D

Mobilização de parcerias entre empreendedores e entidades do Sistema Científico e Tecnológico para o acréscimo de valor e competitividade aos negócios de base rural criados em Guimarães, incentivando actividades de experimentação e integração de procedimentos inovadores.

Animação e dinamização

Projecção da identidade corporativa da Incubadora e realização de acções públicas que divulguem a estrutura e os seus serviços. De entre outras actividades de dinamização, incluiu-se a feira do empreendedorismo como forma de sinalizar a aposta de Guimarães na promoção de iniciativas empresariais de matriz rural.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.