Início / Agricultura / INE: preço do azeite a granel pago ao produtor aumentou 55% em Abril de 2024

INE: preço do azeite a granel pago ao produtor aumentou 55% em Abril de 2024

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam, no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2024, que em Abril de 2024, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor, registaram-se variações positivas no azeite a granel (+55,1%) e frutos (+10,0%).

Por outro lado, registaram-se variações negativas nos hortícolas frescos (-14,6%), ovos (-13,3%), batata (-12,5%), suínos (-9,5%), aves de capoeira (-5,3%), plantas e flores (-2,5%), bovinos (-2,1%) e ovinos e caprinos (-0,7%).

Em relação ao mês anterior, verificou-se um acréscimo no índice de preços da batata (+14,3%), azeite a granel (+13,2%), suínos (+2,4%) e bovinos (+1,2%) e um decréscimo no índice de preço nas plantas e flores (-7,8%), aves de capoeira (-5,9%), hortícolas frescos (-5,5%), ovinos e caprinos (-2,5%), frutos (-2,4%) e ovos (-0,3%).

No entanto, refira-se que estes dados, publicados mensalmente pelo INE, costumam ser alvo de críticas dos produtores agrícolas, que os consideram “irreais”, e “feitos com base em inquéritos a dois ou três dos maiores produtores”.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2024 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.