Início / Agricultura / Hub4Food cria plataforma de inovação para tornar indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva

Hub4Food cria plataforma de inovação para tornar indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva

Impulsionar a inovação, tornar a indústria alimentar na região do Atlântico mais competitiva e garantir a sua sustentabilidade a longo prazo. Este é o propósito do Hub4Food – Hub de Inovação Alimentar do Atlântico, um projecto europeu promovido em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, que visa a criação de um hub de inovação, onde grupos agrícolas, alimentares e de investigação trabalhem em conjunto para melhorar as ligações e as capacidades da indústria alimentar, especialmente no fabrico de novos e melhores produtos alimentares, com destaque para os produtos do mar.

O projecto, liderado pela Asociación Cluster Alimentario de Galícia (Espanha), arrancou oficialmente no mês de Janeiro e objectiva não só a criação de um programa orientado pelas necessidades do mercado, que irá testar e aprovar novas tecnologias na indústria alimentar, assim como a disponibilização de serviços de apoio às empresas do sector alimentar, ajudando-as a ultrapassar desafios e a satisfazer as suas necessidades, refere uma nota de imprensa do MARE .

O Hub4Food pretende incluir todos os envolvidos no processo – investigadores, decisores políticos e público – para garantir que a sua abordagem é abrangente. Numa primeira fase do projecto serão identificadas algumas das principais necessidades e oportunidades e estabelecidas colaborações com PME sob a forma de projectos-piloto de I&I (Investigação e Inovação), estando o MARE – Politécnico de Leiria envolvido na sua selecção.

A decorrer até final de 2026, o Hub4Food representa um investimento de 3,08 milhões de euros, contando com um financiamento de 2,31 milhões de euros de fundos europeus.

Roteiro tecnológico

Uma das etapas seguintes é o desenvolvimento de um roteiro tecnológico que indique o potencial de inovação e de crescimento da indústria alimentar no espaço Atlântico, servindo de base de dados das organizações nessa área, acrescenta a mesma nota.

O projecto é liderado pela Asociación Cluster Alimentario de Galícia (Espanha) e, além do MARE – Politécnico de Leiria, tem como parceiros: Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos – Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca (Espanha); EIT Food Basque S.L. (Espanha); InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (Portugal); Associação Centro Apoio Tecnológico Agro Alimentar (Portugal); Valorial (França); Laboratoire d’Essais des Matériels et Produits Alimentaires (França); BIA INNOVATOR CAMPUS CLG (Irlanda); PRAXENS (França); Teagasc – Agriculture and Food Development Authority (Irlanda).

Saiba mais sobre o projecto aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.