Início / Agricultura / GS1 Portugal lidera projecto para aumentar eficiência entre produtores hortofrutícolas e retalhistas 

GS1 Portugal lidera projecto para aumentar eficiência entre produtores hortofrutícolas e retalhistas 

A GS1 Portugal, organização neutra, sem fins lucrativos, responsável pela implementação de standards que acrescentam valor às operações ao longo de toda a cadeia de valor, anuncia a criação de um Grupo de Trabalho para o sector dos hortofrutícolas que constitui a primeira iniciativa colaborativa com o objectivo de promover o aumento da eficiência entre produtores e retalhistas de uma das indústrias de maior relevo para a economia nacional.

Com este mecanismo, a GS1 Portugal e as empresas participantes procuram “promover o alinhamento da informação requerida pelos retalhistas para a distribuição de produtos hortofrutícolas, tentando impulsionar, na mesma medida, a codificação através da Etiqueta Logística GS1-128, o que permite uma normalização alargada da informação partilhada com esse standard”.

Desta forma, este Grupo de Trabalho que reúne representantes de todos os elos da cadeia de valor, tem como objectivos a promoção do alinhamento de cadernos de encargo logísticos, entre retalhistas e parceiros operadores logísticos e o aumento da eficiência na gestão dos códigos de medidas variáveis por parte dos retalhistas e dos fornecedores.

Para além disso, visa também a inclusão de novos campos de informação a codificar com vista à consolidação dos requisitos de rastreabilidade, como, por exemplo, o GLN – Global Location Number do local de produção ou serviço, a região do país de origem ou a recomendação de uma data limite de distribuição, quando um produto não tem data de validade.

Embora este seja o primeiro Grupo de Trabalho no sector hortofrutícola, a constituição de Comités e de Grupos de Trabalho é uma prática comum da GS1 Portugal, com o objectivo de identificar oportunidades de melhoria e de armento de eficiência pelos participantes em cadeias de valor de outras indústrias. São exemplo disso o Comité de Boas Práticas Colaborativas, o Comité Lean & Green e o Grupo de Trabalho de Etiqueta Logística.

Para mais informações sobre este Grupo de Trabalho, a GS1 Portugal está disponível por telefone em +(351) 21 752 07 51 ou por e-mail em info@gs1pt.org.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Quinta da Alorna distinguida como “Produtor do Ano 2023”

Partilhar              A Quinta da Alorna, empresa do sector vitivinícola de Almeirim, foi distinguida como “Produtor do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.