Início / Agricultura / GPP dedica revista Cultivar ao tema das estruturas agrárias. Leia aqui

GPP dedica revista Cultivar ao tema das estruturas agrárias. Leia aqui

O GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, já publicou a edição n.º 28 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva, dedicada ao tema das estruturas agrárias.

Esta edição da Cultivar tem por objectivo “apresentar algumas conclusões para reflexão sobre a evolução das estruturas agrárias em Portugal, a partir da análise dos dados do último Recenseamento Agrícola 2019 (RA2019) publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2021 e integrando ainda outra informação complementar”.

A análise foca-se na “viabilidade das estruturas agrárias abordada a partir de três vertentes: económica (dimensão física e dimensão económica, inviabilidade e abandono, territorialização, caracterização dos tipos de agricultura); ambiental (uso do solo e dos vários recursos, extensificação vs. intensificação, questão climática) e social (questões etárias, emprego)”, refere uma nota de imprensa do GPP.

E adianta que os artigos que integram a publicação “evidenciam diferentes perspectivas que convergem na necessidade de uma reflexão multidisciplinar sobre os factores que condicionam a evolução das estruturas agrárias e o impacto que esta tem nas dimensões abordadas”.

Temas em debate

Nos contributos disponibilizados são feitas várias abordagens, tais como as diversas percepções relativas à agricultura nacional; uma classificação das modalidades da agricultura nacional; a importância da modernização da área de regadio; o desafio da renovação geracional dos produtores singulares; a complexidade da trilogia energia-água-alimentos; uma actualização da tipologia territorial de base agrícola com recurso a indicadores organizados em três grupos (económicos; sociais e humanos; ambientais e de ocupação do território).

Em termos globais, esta publicação da Cultivar analisa oportunidades e fragilidades ao nível das estruturas agrárias, contribuindo para a reflexão sobre o papel na definição das estratégias e instrumentos que actuam sobre o território e a agricultura portuguesa em particular.

Pode ler a edição n.º 28 da publicação Cultivar aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.