Início / Agricultura / Gasóleo agrícola passa para 1,459 euros por litro. Espanhóis pagam 1,197 €

Gasóleo agrícola passa para 1,459 euros por litro. Espanhóis pagam 1,197 €

Os agricultores portugueses vão passar a comprar o gasóleo agrícola por 1,459 euros por litro, já a partir de segunda-feira, 18 de Setembro. Um aumento de 6 cêntimos. Isto segundo os preços médios calculados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia, que são os efectivamente pagos pelos consumidores, incluindo já descontos (como os de cartões de fidelização), não os que são afixados nos postos.

Já os agricultores espanhóis, segundo a informação disponibilizada pelo governo do país vizinho, que não inclui os descontos automáticos, no acto do pagamento, de 10 cêntimos por litro, até 30 de Setembro de 2023, nem os descontos possibilitados por cartões de fidelização e dos descontos conseguidos pela compra em grupo por Cooperativas agrícolas — estão a pagar 1,197 euros por litro (com desconto de 10 cêntimos por litro abastecido). A diferença é de, pelo menos, 0,262 euros por litro.

Muitas têm sido as organizações de agricultores a queixarem-se desta diferença de preços, acusando o Governo de permitir “a perda de competitividade face a Espanha”.

Perda de competitividade

Também no que diz respeito a perda de competitividade, relembre-se que a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal alertava na passada semana que mais de 90% dos pagamentos do PEPAC apenas se inicia em Novembro estendendo-se até Junho de 2024.

Para a Confederação, “esta situação é inaceitável. Os agricultores terão obviamente de ser compensados por este atraso – que aliás os colocam uma vez mais em condições de acrescida desigualdade com os seus concorrentes espanhóis – nomeadamente aqueles que devido às garantias explicitamente dadas pelo Ministério da Agricultura contraíram obrigações financeiras junto da banca”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.