Início / Agenda / Fundação Eugénio de Almeida promove Évora Creative Market de 22 a 23 de Setembro

Fundação Eugénio de Almeida promove Évora Creative Market de 22 a 23 de Setembro

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) promove o primeiro mercado de produtos urbanos. Nos dias 22 e 23 de Setembro, o Páteo de São Miguel, em Évora, será palco do Évora Creative Market. A entrada é gratuita.

O Évora Creative Market é um um mercado urbano de produtos de autor, originais e criativos, de moda, joalharia, decoração, arte, cerâmica e gourmet. É também um ponto de encontro, com concertos, workshops, gastronomia, vinhos da Adega Cartuxa e street food.

Este evento inscreve-se no projecto ‘Uma pausa para património’ promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, e que visa a criação de acções de animação de forma a favorecer a fruição dos espaços urbanos e a sua valorização pela apropriação dos espaços pela comunidade residente e pelos visitantes de Évora.

O programa do Évora Creative Market, que decorre ao longo de dois dias, conta com dois concertos. Na sexta-feira, 22 de Setembro, ao fim da tarde, haverá lugar para assistir a jazz com “O Quarteto”, que actua às 19h00 e no sábado Paulo Bragança marca o seu regresso aos palcos. O fado ouve-se em Évora a partir das 23 horas.

Ao longo dos dois dias do Évora Creative Market, os visitantes têm oportunidade contactar com criativos e artistas urbanos e adquirir os seus produtos. Ao longo dos dias realizam-se pequenas palestras com alguns dos expositores presentes e pode-se assistir ainda a oficinas de criação.

Tudo no cenário do Páteo de São Miguel, “detentor de uma elevada carga simbólica, um espaço que ao longo dos séculos foi moldado por sucessivas ocupações e serviu de cenário a acontecimentos marcantes da história da cidade e do País”, refere fonte da FEA.

Mais de 50 expositores

Esta activação do Páteo de São Miguel na sua articulação com o espaço urbano “privilegia a promoção de actividades económicas e artísticas, como esta mostra de artesanato urbano, que combinam os processos tradicionais na produção de artefactos com a criatividade do universo urbano contemporâneo. Neste diálogo entre o antigo e o novo resultam novas formulações artísticas e culturais susceptíveis de serem convertidas numa dimensão económica fundamental à sustentabilidade das actividades no seio das quais surgiram e à valorização do conjunto urbano que as enquadra e onde têm lugar”, adianta a mesma fonte.

No Évora Creative Market estão presentes mais de 50 expositores. Desde criadores da área da moda e do design, artistas plásticos, artesãos, pintores, joalheiros, ceramistas, tecelões, e claro sugestões de jogos e brinquedos para crianças. O evento conta ainda com a presença de street food e produtos gourmet. A entrada é gratuita.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas. PS promete plena implementação das medidas de discriminação positiva previstas no Estatuto da Agricultura Familiar

Partilhar               O Partido Socialista (PS) promete, se ganhar as eleições legislativas de 30 de Janeiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.