Início / Agenda / FNA 2024. INIAV promove concurso fotográfico dedicado às raças animais autóctones de Portugal

FNA 2024. INIAV promove concurso fotográfico dedicado às raças animais autóctones de Portugal

O Pólo de Inovação da Fonte Boa do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Santarém, promove o Concurso Fotográfico – ‘Raças Animais Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade’, no âmbito da 60ª Feira Nacional de Agricultura/70ª Feira do Ribatejo, que decorre de 8 a 16 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema a “Pecuária Extensiva”.

Estão abrangidas neste concurso animais das 52 raças de espécies pecuárias e das 11 raças de canídeos oficialmente reconhecidas, sensibilizando o grande público para a importância e a necessidade de salvaguarda deste importante Património Genético Nacional.

O concurso está aberto a qualquer pessoa, maior de 18 anos, desde que seja residente em Portugal continental, Madeira ou Açores. Cada participante poderá apresentar até 3 fotos a concurso. A entrega das fotografias pode ser feita até ao dia 30 de Abril de 2024.

O Grande Prémio é de 750 €, os nove 1ºs prémios terão um valor de 150 € e as fotografias premiadas serão expostas na Feira Nacional de Agricultura 2024, a realizar em Santarém. Durante a exposição decorrerão palestras e debates sobre o tema, com programa a anunciar.

No âmbito deste concurso, são abertas 9 modalidades, uma por cada Grupo de Espécies Autóctones (8) e outra para não autóctones:

  • Asininos (2 raças)
  • Bovinos (16 raças)
  • Canídeos (11 raças)
  • Caprinos (6 raças)
  • Equinos (4 raças)
  • Galináceos (4 raças) e Perus (1 raça)
  • Ovinos (16 raças)
  • Suínos (3 raças)
  • Raças não autóctones

O Concurso Fotográfico conta com a participação e apoio do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), do Instituto Português de Fotografia (IPF), da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA-IPSantarém), da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos (SPREGA) e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém.

As condições de participação e os prazos de entrega das fotografias podem ser consultados aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.