Início / Agricultura / Exatrek. Startup alemã de sistemas de gestão de frotas agrícolas chega a Portugal

Exatrek. Startup alemã de sistemas de gestão de frotas agrícolas chega a Portugal

“A agricultura digital fortalece o campo”, afirma Dietrich Kortenbruck, um dos três fundadores e directores executivos da Exatrek, uma startup alemã que já é líder no sector agrícola. Com este objectivo em mente, a empresa desenvolveu um “sistema inovador” de gestão de frotas que liga todos os veículos agrícolas numa única plataforma, independentemente da sua marca. O módulo T3 da Exatrek, já disponível em Portugal, liga-se ao tractor ou à máquina através do conector ISOBUS.

“Agora, este produto revolucionário está disponível em Portugal, juntamente com o seu software em português, para ajudar os agricultores portugueses a optimizar as suas operações”, garante a empresa em nota de imprensa.

A “proposta diferenciadora” da Exatrek, acrescenta a mesma nota, reside na “recolha e análise automática de dados. Através do seu prático adaptador T3 e do seu software, os dados não utilizados anteriormente são captados de forma totalmente automatizada, o que permite optimizar e simplificar os processos de trabalho”.

Com a Exatrek, “os agricultores podem dispor de toda a informação necessária para tomar boas decisões sobre a utilização eficiente do tempo e dos recursos, bem como identificar as alavancas que podem ser utilizadas para tornar os processos mais económicos”, garante a empresa.

Aplicação Exatrek

Uma vez concluída uma tarefa agrícola, os dados recolhidos ficam disponíveis na aplicação Exatrek. Através de tabelas e diagramas, são fornecidas numerosas avaliações do consumo de combustível, tempos de trabalho, voltas e pausas, dando uma visão geral dos recursos utilizados, custos e informações sobre o veículo.

Mesmo durante uma missão de trabalho, os utilizadores da Exatrek podem visualizar em tempo real os campos em que os seus colegas estão a trabalhar e os progressos que fizeram.

A solução da Exatrek “está a transformar a forma como a frota agrícola é gerida e controlada, abrindo novas possibilidades de eficiência e de tomada de decisões baseadas em dados. A agricultura digital está a afirmar-se como uma ferramenta indispensável para um campo mais produtivo e rentável, e a Exatrek está aqui para impulsionar esse progresso no sector agrícola português”, adianta a mesma nota.

Gestão de frotas agrícolas

Realça a empresa que os avanços tecnológicos revolucionaram a forma de documentar as operações no sector da maquinaria agrícola. Nos últimos anos, surgiram inúmeras aplicações e sistemas que substituem os tradicionais diários de bordo e permitem a documentação digital. No entanto, muitos destes sistemas requerem formação e disciplina por parte do condutor para introduzir manualmente os dados necessários.

“É aqui que a Exatrek faz a diferença”. O sistema recolhe de forma totalmente automática e segura todos os dados relevantes, eliminando a necessidade de intervenção do condutor. Isto inclui a monitorização do consumo de combustível, custos e outros dados do veículo em tempo real.

Para além disso, disponibiliza os dados avaliados através do portal web. Tanto a monitorização em tempo real das operações como a consulta dos dados avaliados podem ser feitas a qualquer momento e em qualquer lugar graças à aplicação móvel.

“Com o Exatrek, não é mais necessário gastar tempo e esforço inserindo dados manualmente”, frisa a mesma nota. “O sistema automatizado garante uma documentação precisa e eficiente, libertando os condutores para se concentrarem no seu trabalho sem distracções. A gestão de dados agrícolas é agora mais simples e acessível, dando aos agricultores e operadores portugueses uma vantagem competitiva num mundo cada vez mais digitalizado”.

Soluções disponíveis em Portugal

O módulo T3 da Exatrek, já disponível em Portugal, liga-se ao tractor ou à máquina através do conector ISOBUS. Esta tecnologia oferece uma “vantagem significativa”: o sistema é independente da marca com que se está a trabalhar. Os acessórios, os reboques e, mais recentemente, as ceifeiras-debulhadoras de qualquer fabricante podem ser facilmente integrados no sistema Exatrek. Desta forma, toda a frota pode ser gerida num único sistema, e mesmo as explorações mais pequenas beneficiam das comodidades oferecidas pelas modernas soluções de agricultura inteligente.

“A interoperabilidade entre marcas é uma característica fundamental da Exatrek, permitindo aos agricultores portugueses tirar o máximo partido da sua maquinaria agrícola sem ter de lidar com múltiplos sistemas e plataformas. Ao consolidar a gestão de frotas num único sistema, a Exatrek simplifica o acompanhamento e a análise de dados, facilitando a tomada de decisões mais informadas e eficientes. Com a comodidade da agricultura inteligente, os agricultores de todas as escalas em Portugal podem aceder a ferramentas avançadas para optimizar as suas operações”, reforça a empresa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.