Início / Agenda / EMA e Federação dos Veterinários da Europa esclarecem restrições à utilização de medicamentos com antimicrobianos

EMA e Federação dos Veterinários da Europa esclarecem restrições à utilização de medicamentos com antimicrobianos

A Agência Europeia do Medicamento (European Medicines Agency – EMA), em colaboração com a Federação dos Veterinários da Europa, organiza uma sessão informativa (EMA/FVE info session on restrictions for the use of certain antimicrobials in animals | European Medicines Agency), na qual irá abordar as restrições à utilização de determinados agentes antimicrobianos em animais, online, no dia 23 de Maio, das 14 às 15 horas.

Esta sessão tem em consideração, tanto a lista de agentes antimicrobianos reservados para o tratamento de seres humanos, como a lista de medicamentos contendo antimicrobianos importantes do ponto de vista médico da OMS (WHO publishes the WHO Medically Important Antimicrobials List for Human Medicine), informa a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Os veterinários servem como primeira linha de defesa contra doenças emergentes e desempenham um papel crucial na mitigação do desenvolvimento da resistência antimicrobiana (RAM). O Regulamento (UE) 2019/6 introduz medidas específicas contra o surgimento da RAM e promove uma utilização mais prudente e responsável de medicamentos contendo antimicrobianos em animais, incluindo regras rigorosas relativas à sua prescrição veterinária para uso profiláctico e metafiláctico, acrescenta a DGAV.

Parte dos esforços da Agência Europeia do Medicamento para abordar o potencial desenvolvimento da RAM inclui:

  • O envolvimento na monitorização e avaliação dos factores de risco associados à utilização de antibióticos em animais;
  • A orientação sobre o impacto do uso de antibióticos em animais na saúde pública e na saúde animal;
  • Recomendações científicas para antimicrobianos (ou grupos de antimicrobianos) reservadas apenas para tratamento de seres humanos.

Durante esta sessão, os participantes terão a oportunidade de interagir com especialistas que contribuíram para o desenvolvimento das orientações disponíveis.

A participação nesta sessão é gratuita. Para fazer o registo deve preencher o formulário aqui.

Saiba mais sobre esta sessão informativa aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.