Início / Agenda / Algarve recebe Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica de 25 a 27 de Maio

Algarve recebe Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica de 25 a 27 de Maio

O Algarve recebe as Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica, nos dias 25, 26 e 27 de Maio de 2024, uma organização da Al-bio – Associação Agroecológica do Algarve. Estas realizam-se durante três dias em vários locais de referência no concelho de Tavira, como as quintas biológicas certificadas Quinta Pomar, e Sociedade Agrícola da Gomeira, mas também no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), Pólo de Inovação de Tavira, e, por fim, também no Centro de Experimentação Horto-Frutícola do Patacão, Pólo de Inovação de Faro.

A iniciativa é gratuita, sem almoço incluído, e de inscrição é obrigatória, contando com a colaboração da Comissão de Coordenação Regional (CCDR) do Algarve | Agricultura e Pescas e integram o programa ‘MedAdap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico’ que surge no âmbito de protocolo celebrado com o Município de Tavira.

O projecto apoiado pelo Município de Tavira apresenta-se como um “programa reforçado de iniciativas para promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis, práticas ecológicas e regenerativas, com o objectivo de optimizar a eficiência hídrica, minimizar o impacto ambiental e fortalecer a biodiversidade, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da comunidade”.

Sessões teórico-práticas

Com o objectivo de promover, actualizar e consolidar conhecimentos técnicos em Agricultura Biológica junto de agricultores, agrónomos, técnicos, e também de interessados em geral, as Jornadas Técnicas em Agricultura biológica – Algarve 2024 integram um programa amplo que combina sessões teórico-práticas de horticultura e fruticultura biológica e onde é aprofundada a nova Legislação Europeia para a Agricultura Biológica.

As Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica são conduzidas por Jorge Ferreira, figura incontornável da Agricultura Biológica em Portugal. É licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia/UL, em 1991. Em 1999 fundou a Agro-Sanus, empresa de serviços de consultoria técnica (à produção e ao investimento) em agricultura biológica, onde actualmente trabalha como sócio-gerente e consultor.

É autor do Guia de Factores de Produção para Agricultura Biológica, publicado pela Agro-Sanus. É autor do livro “As Bases da Agricultura Biológica – Tomo I – Produção vegetal” Edibio Edições. É ainda autor ou co-autor de outros livros e fichas técnicas sobre fruticultura e olivicultura em produção biológica, e tem publicado diversos artigos em actas de Colóquios e Congressos e em publicações de divulgação técnica.

É ainda pomicultor biológico no Ribatejo Norte. É membro do Conselho de Certificação da Certiplanet — Certificação da Agricultura, Florestas e Pescas, órgão consultivo em organismos de certificação de agricultura biológica.

Foi professor convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra onde leccionou na disciplina de “Agricultura sustentável”. Foi também professor convidado no Instituto Superior de Agronomia na disciplina de “Agricultura biológica” (2008-2014). Tem sido formador em cursos de agricultura biológica para agricultores ou para técnicos agrícolas, em Portugal continental, Madeira e Açores.

Inscrições gratuitas

Programa das Jornadas aqui.

A participação nas Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica é gratuita, mas o almoço não está incluído. A inscrição é obrigatória e deverá ser efectuada através de preenchimento de formulário disponível aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.