Início / Featured / Eleições Regionais. Coligação Somos Madeira destaca aposta na pesca da espada-preta

Eleições Regionais. Coligação Somos Madeira destaca aposta na pesca da espada-preta

A candidatura Somos Madeira (PSD/CDS), às eleições regionais da Madeira, marcadas para 24 de Setembro, marcou presença na Festa da Espada-Preta em Câmara de Lobos, onde o deputado e candidato Higino Teles sublinhou a importância desta actividade na economia local e regional, que envolve cerca de 240 pescadores e 23 embarcações.

Higino Teles felicitou a Junta de Freguesia pela organização desta iniciativa “dedicada a todos aqueles que se dedicam a esta actividade, que se baseia numa captura de longa profundidade, utilizando técnicas artesanais e exigindo um trabalho árduo dos pescadores”, avança uma nota de imprensa do Partido Social Democrata da Maeira (PSD/Madeira).

E acrescenta que se trata também de um sector da pesca que “tem registado um crescimento nos últimos anos em termos de capturas e de volumes de venda. Aliás, tal como já foi tornado público, 2022 foi o melhor ano de sempre, relativamente ao primeiro valor de venda, sendo expectável que 2023 venha a suplantar este recorde”.

Higino Teles realçou que o actual Governo Regional tem “reconhecido a importância da pesca do Peixe-Espada-Preta, tendo assumido o compromisso com o crescimento e modernização do sector das pescas, em que se inclui o apoio à renovação da frota, sobretudo das embarcações dedicadas a este pescado, que se encontram muito envelhecidas”.

Modernização de frota

A este propósito, referiu, o Governo Regional aprovou, recentemente, o regulamento que visa apoiar até 60% a modernização de frota, uma proposta de investimento que tem de ser submetida à apreciação de Bruxelas.

“Como é sabido a União Europeia, contrariando as expectativas, não contemplou fundos para esse efeito, através do Fundo Europeu dos Assuntos do Mar e Pescas (FEAMP) revelou pouco empenho nesta matéria, apesar de, há largos e repetidos anos, a Região ter vindo a alertar para esta problemática”, disse Higino Teles, lamentando o pouco empenho do Governo da República nesta matéria, apesar de a Região ter vindo a alertar para esta problemática há vários anos.

Neste contexto, sustentou, o Governo Regional, “uma vez mais, assumiu a dianteira, avançando com o apoio à renovação da frota, contribuindo, desde modo, para a defesa desta actividade secular”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.