A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participa hoje, 12 de Janeiro, a partir das 11h15, na sessão de abertura da cerimónia de celebração do contrato de empreitada do Edifício Smart Ocean Open Labs, a convite da Smart Ocean – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche.
Os módulos startup alojarão projectos de aquacultura, de biotecnologia e de inovação alimentar, funcionando em espaços modulares que possibilitarão uma fácil e eficiente adaptação dos espaços às necessidades dos parceiros
O novo edifício resulta da concertação de esforços de 4 entidades: Câmara Municipal de Peniche, Docapesca – Portos e Lotas, Instituto Politécnico de Leiria e Biocant — Centro de Inovação em Biotecnologia. envolvendo um investimento de cerca de 5,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este edifício, que será edificado no Porto de Pesca de Peniche, “proporcionará as condições adequadas ao surgimento de um ecossistema de inovação, através da promoção de uma modernização sustentável dos, entre outros, sectores da pesca, da transformação, da aquacultura e da digitalização”, refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura e da Alimentação.
Acolhimento de empresas e startups
Por sua vez, o Instituto Politécnico de Leiria salienta que o “Smart Ocean – Open Labs” terá uma área de implantação de 1.495 m2, correspondendo a uma área bruta de construção de 3.097 m2, que disponibilizará um espaço de 1.230 m2 para acolhimento de empresas e startups.
Os módulos startup alojarão projectos de aquacultura, de biotecnologia e de inovação alimentar, funcionando em espaços modulares que possibilitarão uma fácil e eficiente adaptação dos espaços às necessidades dos parceiros.
Esta infra-estrutura “será um pólo de atracção empresarial, de capacitação de empresas e de cooperação entre a economia, a inovação e o conhecimento científico, no sentido de catalisar uma economia regional baseada na exploração sustentável dos recursos marinhos”, garante o Politécnico de Leiria.
O “Smart Ocean – Open Labs” inclui-se no pólo de Peniche do Hub Azul, Rede de Infra-estruturas para a Economia Azul, iniciativa que se inscreve no PRR e que tem o objectivo de contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, incrementando a sua competitividade e sustentabilidade.
Além do acolhimento a empresas e incubação de startups da área da Economia Azul, o pólo de Peniche do Hub Azul tem ainda como objectivo “alavancar o tecido económico da tradicional Economia do Mar, tornando-o mais resiliente e sustentável”, frisa aquele Instituto.
Agricultura e Mar