Início / Featured / DGRM apresenta Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora em Caminha

DGRM apresenta Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora em Caminha

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos apresenta amanhã, 6 de Junho, o estudo de reconfiguração do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora, em Caminha, promovido por aquele município. A apresentação e debate com a comunidade de pescadores locais, com a Câmara e com a Junta de Freguesia, realiza-se a partir das 14h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

O estudo, cuja apresentação pública conta com a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, contempla três propostas de reconfiguração do portinho sendo que “o que se pretende é desenhar uma solução em conjunto com a comunidade que melhor viabilize a infra-estrutura”, refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura e da Alimentação.

E acrescenta que “esta intervenção tem como principais objectivos minimizar o assoreamento do portinho e melhorar as condições de segurança e de desembarque de pescado em Vila Praia de Âncora”.

Recorde-se que, a 20 de Junho,  autarquia informava que “a reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora tem por objectivo minimizar as condições de assoreamento verificadas actualmente neste porto e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, e, sobretudo, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso ao porto, permitindo-se, assim, que os operadores e armadores conseguiam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições”.

“Estudo aguardado e ansiado há mais de uma década”

Na altura, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que “este é um estudo aguardado e ansiado há mais de uma década. Vila Praia de Âncora e os seus pescadores necessitam efectivamente de uma resposta que lhes permita trabalhar em segurança, em maiores períodos de tempo, mas este estudo permitirá também atrair os armadores que, sendo locais, fruto das condições do actual porto de mar têm de operar e descarregar em Espanha, levando toda uma economia para o país vizinho. Este estudo é mais um passo dado na concretização de um objectivo que é partilhado também pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, que sempre pugnou por este trabalho”.

Recorde-se que, em Maio de 2021, o então ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.