Início / Agricultura / DGAV esclarece uso de anestesia local na descorna de bovinos jovens

DGAV esclarece uso de anestesia local na descorna de bovinos jovens

A DGAV — Direcção Geral da Alimentação e Veterinária publicou o Esclarecimento Técnico n.º 6/DGAV/2023 sobre “Descorna de Bovinos: Uso de Anestesia Local na Descorna de Bovinos Jovens”. Este, pretende clarificar as disposições relativas ao uso de anestesia local na descorna de bovinos jovens.

Refere aquele Esclarecimento Técnico que “o proprietário ou detentor dos animais deve tomar todas as medidas necessárias para assegurar o bem-estar dos animais ao seu cuidado e para garantir que não lhe sejam causadas dores, lesões ou sofrimentos desnecessários”.

Nesse sentido e considerando que “a descorna de bovinos jovens é uma prática comum nas explorações pecuárias”, e que “se não for correctamente aplicada provoca elevado grau de dor aos animais”, preconiza-se que esta técnica “seja aplicada preferencialmente aos bovinos até aos 2 meses de idade, nunca ultrapassando os 3 meses”.

“A descorna de animais com mais de 3 meses é considerada um acto cirúrgico da competência exclusiva dos Médicos Veterinários”, realça o documento da DGAV, adiantando que “a técnica deverá consistir no uso de termocautério, com recurso a anestesia local e analgesia”.

Pode consultar o Esclarecimento técnico n.º 6/DGAV/2023, de 4 de Setembro aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Startup Hefring Marine levanta 2,2 M€ em ronda liderada pela Faber e entra em Portugal

Partilhar              A Hefring Marine, uma startup islandesa de deep-tech especializada em soluções marítimas inteligentes, anuncia hoje, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.