Início / Agricultura / Vinomatos lança campanha de equipamentos e acessórios para apanha da azeitona

Vinomatos lança campanha de equipamentos e acessórios para apanha da azeitona

A Vinomatos, empresa sediada em Caxarias, Ourém, acaba de lançar uma campanha dedicada a equipamentos e acessórios para apanha da azeitona, válida até 31 de Outubro de 2023.

Entre os produtos nesta campanha encontram-se baterias Bosh, bidons em PVC, podadoras Husqvarna, máquinas limpadoras de azeitona, redes para apanha da azeitona, serrotes de podar, ou varejadora de azeitona.

Segundo a Vinomatos, “a escolha do momento de apanha da azeitona é importante, afecta a qualidade do azeite e a riqueza nutricional. Entre os trabalhos agrícolas do Outono, a colheita da azeitona destaca-se em muitas áreas de Portugal, que envolve os agricultores e imediatamente a seguir os moinhos que têm a tarefa de extrair o precioso azeite da fruta. Geralmente é uma actividade característica a partir de Outubro, Novembro ou Dezembro, mas o período varia de acordo com o tipo de azeitona e o clima sazonal”.

E adianta que “o grau de maturação mais adequado varia consoante a utilização: se as azeitonas de mesa crescem são colhidas maduras, ao passo que para fazer o azeite é melhor retirá-las antes da maturação completa, caso contrário obter-se-á um azeite mais ácido, que perde a maior parte da suas propriedades nutricionais e aromáticas. Para a qualidade do óleo, portanto, é muito importante aprender a escolher a época certa para a colheita”.

Por outro lado, acrescenta que “mesmo o método de apanha no olival pode determinar um melhor ou pior resultado qualitativo, aliás, deve-se ter cuidado para não danificar a planta com ferramentas dedicadas a facilitar o trabalho. Na verdade, as máquinas de colheita ou penteadeira motorizadas devem ser devidamente estudadas e utilizadas com atenção para não maltratar as oliveiras”.

Conheça a campanha de equipamentos e acessórios para apanha da azeitona aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.