Início / Agricultura / Delta Cafés lança primeiro lote de café dos Açores

Delta Cafés lança primeiro lote de café dos Açores

A Delta Cafés anuncia o lançamento do lote de café dos Açores que estará disponível, em exclusivo e edição limitada, nas lojas Delta The Coffee House Experience. A mais recente novidade resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido entre a Delta Cafés, a APAC — Associação de Produtores Açorianos de Café e o Governo Regional dos Açores, desde 2019.

Trabalho que tem como objectivo “promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado, visando criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa”, refere um comunicado de imprensa da Delta Cafés, do Grupo Nabeiro.

“Este projecto está alinhado com os valores da Delta Cafés e reflecte o compromisso da marca na promoção da qualidade, da sustentabilidade e no crescimento económico nas comunidades em que actua”, acrescenta o mesmo comunicado.

E adianta que nos primeiros anos o projecto centrou-se na avaliação e na melhoria de todos os aspectos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores tendo como principal objectivo unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura desta região.

Em 2019, foi feito um levantamento exaustivo, produzido um relatório e dado aconselhamento técnico, desde a colheita à moagem e degustação aos cafeicultores associados da APAC.

Apoio da International Coffee Partners

Com o apoio da International Coffee Partners (ICP), a Delta Cafés investiu na formação e qualificação dos cafeicultores dos Açores, para perceber qual o melhor tipo de café adequado ao clima açoriano, que culminou com um estudo que foi entregue, em Maio de 2022, ao Governo Regional dos Açores e que revela o potencial da região para a produção de café.

Já este ano, o Governo Regional dos Açores em conjunto com a Delta Cafés promoveu sessões de “Desenvolvimento da Cultura do Café”, na Ilha Terceira e na Ilha de São Miguel, que abordaram as tendências de consumo e as perspectivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento actual da produção do Arquipélago e os seus objectivos de desenvolvimento, assim como a identificação de desafios e oportunidades que vão surgir com este projecto que vai mudar para sempre o futuro da cafeicultura nos Açores.

Experimentação de novas variedades de café

Com o lançamento do lote de café dos Açores, à venda nas lojas Delta The Coffee House Experience de Lisboa e Porto, a Delta Cafés, a APAC e o Governo Regional dos Açores estão em vias de celebrar um Protocolo de “Experimentação de novas variedades de café na região Autónoma dos Açores” que irá permitir o desenvolvimento futuro do café nesta região, acelerando a produtividade, qualidade e viabilidade económica.

“Hoje, criamos futuro ao transformar o café dos Açores numa realidade e queremos mostrar com este lançamento o potencial deste café. É com orgulho que a Delta apresenta o primeiro café português, resultado de um trabalho contínuo de parceria. Este projecto faz parte do nosso ADN e acreditamos que vai contribuir para criação de valor social, ambiental e económico”, sublinha o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

“O lançamento do café dos Açores honra a Região, mas não representa um fim, antes o começo de uma nova etapa. Valorizo, enquanto Presidente do Governo e enquanto açoriano, o trabalho desenvolvido em parceria com a Delta. Com este legado e este passado de trabalho, teremos um amanhã de resultados e de valor social, económico e cultural acrescentado”, realça José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores.

“O lançamento deste lote de café 100% dos Açores é um afirmar da qualidade do nosso produto. O nosso café passa da fase de ser vendido em lotes produtor com marca própria, para a fase onde pode ser experimentado ao lado de outros cafés de altíssima qualidade. A parceria com a Delta Cafés, a APAC e Governo Regional dos Açores é fundamental para que seja dado as ferramentas necessárias para que o café seja mais que um sonho uma realidade”, refere Luís Espínola, presidente da APAC.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.