Início / Economia / Crédito aos comerciantes apoia recuperação do sector do financiamento especializado

Crédito aos comerciantes apoia recuperação do sector do financiamento especializado

O crédito concedido pelas associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado registou, no mês de Junho, uma subida de 47,7% face ao mesmo mês de 2015, totalizando 752 milhões de euros. Relativamente ao segundo trimestre de 2015, o crédito atribuído aumentou 37,4% entre Abril e Junho deste ano, somando 2.042 milhões de euros. Esta recuperação deve-se, essencialmente, à subida de 51% do crédito stock no segundo trimestre de 2016, que representa já 53% do total de crédito concedido.

Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, “estes dados demonstram que o sector está a recuperar das quebras sentidas entre 2009 e 2012, sendo o financiamento às empresas – para reposição de stocks – o grande motor dessa recuperação. Importa salientar que desde 2010 que o financiamento aos comerciantes é superior ao crédito clássico (concedido maioritariamente aos particulares), o que revela a importância do sector para o desenvolvimento da economia nacional”.

O crédito clássico concedido a particulares, que representa 94% do total do crédito clássico, subiu 29% entre Abril e Junho deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já o crédito revolving aumentou 18% comparativamente com o segundo trimestre de 2015.

Meios de transporte continua a liderar

A aquisição de meios de transporte continuou a liderar o destino dos montantes concedidos em crédito clássico com 72% do total do financiamento, situando-se nos 406 milhões de euros. Seguiu-se o crédito pessoal com 19,6% e a aquisição de artigos para o lar com 6,3%.

As viaturas ligeiras de passageiros usadas representaram 65% dos meios de transporte financiados, registando um crescimento de 31% no segundo trimestre deste ano, comparativamente ao período homólogo. As viaturas ligeiras de passageiros novas representaram 28% dos meios de transporte financiados, com um incremento no segundo trimestre deste ano de 32% face ao período homólogo de 2015. Refira-se que 92% dos meios de transporte financiados no segundo trimestre deste ano foram concedidos a particulares, o que significa uma subida de 32% face ao mesmo período de 2015.

Foram celebrados 88.292 contratos de crédito clássico no segundo trimestre deste ano, dos quais 97,2% com particulares. Em média, o valor atribuído por cada contrato entre os meses de Abril a Junho foi de 6.403 euros, o que representa um aumento de 14,8% em comparação com o mesmo período de 2015.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.