Início / Agricultura / Cotações – Azeite – Informação Semanal – 14 a 20 Novembro 2022

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 14 a 20 Novembro 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Inicio da campanha de comercialização de Azeite 2022/23 na área de mercado Ribatejo e Oeste.

Verificaram-se quebras de produção na ordem dos 70% a 80% nos olivais tradicionais e de 50% nos olivais super intensivos e um teor de acidez elevado, em cerca de 0,6 a 0,7 graus superiores ao normal.

Assim, a oferta é média a baixa para uma procura elevada, uma vez que em Espanha, líder do mercado mundial de azeite, também se registaram elevadas quebras de produtividade.

Devido às fracas perspectivas de produção, muitos olivais não foram tratados, que aliado às condições agrometerologicas ocorridas, como a situação de seca, proporcionaram o desenvolvimento de pragas o que intensificou, ataques da mosca-da-azeitona e gafa, com reflexos negativos na qualidade do azeite.

Azeitona de mesa

Prosseguiu a campanha de comercialização de azeitona de mesa no mercado de Castelo Branco e de Freixo de Espada à Cinta. Nesta área de mercado, em termos de qualidade, o produto é classificado como bom, enquanto que em Castelo Branco a azeitona de mesa apresenta-se média e a oferta é baixa para uma procura média a alta.

Nesta campanha, prevê-se uma produção baixa devido ao ano contrassafra, às condições meteorológicas adversas e fitossanitárias (presença de mosca da azeitona).

Comércio internacional

Comparando o período Janeiro a Julho das últimas duas campanhas, verifica-se que o Saldo comercial português aumentou consideravelmente, continuando Portugal a ter superavit neste sector.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este aumentou cerca de 160 milhões de euros comparando os dois períodos homólogos.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.