Início / Agenda / CopperePlace promove workshop sobre redução de cobre e impacto na sustentabilidade da viticultura

CopperePlace promove workshop sobre redução de cobre e impacto na sustentabilidade da viticultura

O projecto CopperePlace realiza o workshop “Práticas para redução de cobre e impacto na sustentabilidade”, no próximo dia 13 de Fevereiro, entre as 9h30 e as 13h00, em São João da Pesqueira.

O objectivo desta reunião consiste na apresentação de resultados obtidos no âmbito do projecto CopperePlace, cujo propósito é a validação de soluções integradas para a redução do uso de cobre em viticultura, refere uma nota de agenda da ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, adiantando que mais informações serão apresentadas em breve.

CopperePlace

13 parceiros de 3 países trabalham neste projecto de I&D com o objectivo de reduzir o uso de cobre na vinha. O Programa Interreg Sudoe atribuiu ao CopperePlace um financiamento superior a 1 milhão de euros.

Treze entidades espanholas, francesas e portuguesas do sector vitivinícola uniram esforços para reduzir significativamente o uso de cobre na viticultura, bem como o seu impacto ambiental.

A ADVID participa, através do Departamento de Serviços Técnicos e do CoLAB Vines&Wines, no projecto CopperePlace, liderado pela Plataforma Tecnológica del Vino (PTV) e aprovado para financiamento pelo Programa Interreg Sudoe.

Para cumprir o seu propósito, entre Novembro de 2020 e Fevereiro de 2023, o CopperePlace é desenvolvido por um consórcio internacional formado pela Plataforma Tecnológica del Vino (PTV), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), o Institut Français de la Vigne et du Vin (IFV), o Centro de Valorización Ambiental del Norte (CVAN), a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-UMA), a Vignerons Bio Nouvelle Aquitaine (SVBNA), a Fundación EURECAT, a Universidade do Porto (GreenUPorto), a Universidad de Vigo, a Sogrape Vinhos, S.A., a LBS (Gérard Bertrand), a Familia Torres e a Jean Leon.

Adicionalmente, a consultora Artica Ingeniería y Innovación (artica+i), que exerce funções enquanto gabinete técnico do projecto, apoia o consórcio nas fases de concepção e definição da proposta, bem como na monitorização e justificação técnico-económica.

Saiba tudo sobre o projecto CopperePlace aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.