Início / Agricultura / Como semear alface na sua horta: dicas básicas

Como semear alface na sua horta: dicas básicas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Como semear alface: tarefa fácil mas com alguns truques

Hoje venho falar-vos de alfaces. Estes hortícolas são muito fáceis de cultivar, mas será que sabe como semear alface na sua horta?
Um dos grandes erros que a maioria das pessoas menos experientes cometem é pensar que as variedades de alface disponíveis se adaptam tanto ao verão como ao inverno.  Antes de comprar as suas sementes, deve ter em atenção
que existem variedades de inverno e de verão. Por essa razão, deve comprar a variedade de alface consoante a estação do ano onde se encontram. Não se preocupe, as próprias embalagens têm indicações de qual a época de sementeira de cada uma, por isso esteja atento.
É importante ter em consideração que a alface semeada no Inverno é tendencialmente mais saborosa, uma vez que as baixas temperaturas e a falta de luz solar, ajudam a concentrar o teor em açúcar nestes hortícolas.
como semear alface dicas

Quanto às preferências em termos de solo, a alface gosta mais de  terrenos francos e com  matéria orgânica em grande quantidade, desde que não retenham a humidade de forma excessiva. Quanto ao pH, as alfaces são ligeiramente tolerante à acidez do solo, adaptando-se melhor a solos com pH  6,5 e 7.

Como semear alface: qual a melhor época de sementeira

As épocas mais adequadas para semear alface são:

  •  Fevereiro a Maio;
  •  Setembro a Novembro.

Para garantir que no momento da colheita das suas alfaces estas sejam de qualidade e saborosas, deve ter em consideração o número de sementes que coloca no solo no momento da sementeira.

Uma boa dia é realizar várias sementeiras de alface espaçadas com um intervalo de 1 semana, garantindo assim que terá  alfaces prontas a ser colhidas durante um longo período de tempo.

Onde semear alface

Pode semear alface em canteiros, vasos ou em local definitivo na sua horta.  No caso de semear a alface em canteiros ou vasos, pode transplantar as mudas de alface para local definitivo da sua horta quando estas tiverem entre 4 a 6 folhas.

No caso de viver numa zona com temperaturas mais elevadas, garanta que o transplante destas mudas seja feito em momentos de menor calor e já com o solo regado.

como semear alface dicas

Como semear alface: passo-a-passo

  • Em primeiro lugar, deve escolher a variedade de alface que quer semear: lisa, frisada, roxa, de saber mais suave, ou mais “robusto”, existem várias disponíveis no mercado para compra. As sementes de alface são geralmente muito baratas, e melhor que tudo, são muito ricas em antioxidantes e nutrientes e pobres em calorias.
  • Adquira um tabuleiro com divisórias próprio para sementeiras e coloque 2 sementes de alface em cada compartimento. Pode também optar por semear as alfaces em local definitivo, visto que são sensíveis ao transplante e podem não sobreviver.
  • Depois se colocar as sementes na terra, cubra-as com um substrato adequado para hortícolas. Regue-as posteriormente utilizando um borrifador de forma a humedecer a terra.
  • Depois de semeadas e regadas, e caso tenha optado pela sementeira em tabuleiro, coloque-o num local temperado e aguarde alguns dias até as sementes germinarem.
    Quando reparar que no seu tabuleiro as mudas de alface já tem cerca de 4 folhas, pode transplantá-las para a sua horta, por exemplo.
  • Deve ter em atenção que as alfaces gostam de solos húmidos mas não encharcados. Gostam também de solos bem drenados. Os solos devem ser também ricos em matéria orgânica e azoto.
  • Se tudo correr bem, cerca de 40/45 depois da sementeira, já terá as suas alfaces prontas a serem colhidas.
Nota: Quando for colher as suas alfaces, recolha primeiro as folhas laterais ou caso queira a alface inteira, não se esqueça de deixar um pequeno “troço” deste hortícola junto ao solo, para garantir que origine mais rebentos.
como semear alface dicas

E se eu quiser plantar alface?

No caso de querer plantar, deve ter em conta que a distância entre plantas que vai optar. Esta, dependerá da(s) variedade(s) escolhidas.

Espaçamentos entre plantas mais reduzidos são mais apropriados para alfaces de crescimento mais reduzido ( estação Primavera-Verão), em que as condições de luz e humidade controlada estão asseguradas.

Se optar por variedades que se desenvolvem de forma mais vigorosa durante o Outono-Inverno, necessitará de um compasso de plantação de 35-40cm , para garantir assim um  melhor arejamento e qualidade das suas alfaces colhidas.

Espero que tenha gostado das minhas dicas e que o(a) ajudem nos seus cultivos! 🙂

Agricultura e Mar Actual

 
10
Shares
     10 
   
 

Verifique também

PS também avança com Projecto de Lei para carreira de guarda florestal das Regiões Autónomas

Partilhar         10    10SharesO Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) entregou, na Assembleia da República, um Projecto de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.