Início / Agricultura / CEBAL celebra 15 anos na Feira Patrimónios do Sul: “Somos um Património do Território”

CEBAL celebra 15 anos na Feira Patrimónios do Sul: “Somos um Património do Território”

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, entre 5 e 8 de Outubro, participa em mais uma edição da Feira “Patrimónios do Sul”. Uma iniciativa organizada pelo Município de Beja que promove a identidade do território do Sul do País ao nível económico, cultural e turístico.

Mas este ano, a presença do CEBAL será especial, pois o Centro celebra o seu 15º aniversário de actividade técnico-científica e pretende assinalar a data com um momento festivo e outras actividades que mostram o que o Centro é e o trabalho que desenvolve.

Há 15 anos que o CEBAL iniciou a sua actividade técnico-científica, em Beja. Um centro de investigação e desenvolvimento privado, sem fins lucrativos, que se ergueu com o objectivo de desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto para a economia da região e propor soluções biotecnológicas para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de novas oportunidades, nomeadamente nas áreas da produção vegetal e animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos para a obtenção de valor acrescentado a partir de subprodutos e na pesquisa de novas formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

Rui Marreiros, presidente do CEBAL, explica o motivo de assinalar o aniversário do Centro na Feira Patrimónios do Sul: “o CEBAL tem na sua génese contribuir para a valorização e criação de valor acrescentado para a região. Somos, assim, um Património do Território e é esse o motivo que nos leva a enquadrar a nossa comemoração no programa desta feira e a promover o slogan: “15 anos de Ciência para um Alentejo a Inovar””.

Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola

E Fátima Duarte, directora executiva do Centro acrescenta ainda que “a Ciência é a nossa missão, e o território a nossa inspiração!”. Será no dia 6 de Outubro, sexta-feira, que a celebração do aniversário do CEBAL será marcada de forma significativa. O dia inicia-se com a realização do seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, pelas 11h, no auditório do Parque de Feiras e Exposição, em Beja.

Uma sessão dedicada à transferência de conhecimento e tecnologia sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção da uva e subprodutos do sector vitivinícola. E que conta com a forte parceria da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), numa altura em que o Programa de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo faz 10 anos que apoia empresários do sector a tornarem as suas produções mais sustentáveis. A sessão conta ainda com o patrocínio da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, que fecha o programa com uma prova de vinhos.

Ainda no dia 6 de Outubro, pelas 17h30, no stand do CEBAL, ocorre o ponto alto da comemoração, num momento festivo, em que se convida toda a comunidade a juntar-se àqueles que desde 2008 fazem parte da história do CEBAL e que contribuíram com o seu trabalho ao longo destes 15 anos em prol do desenvolvimento do Território.

No dia 7 de Outubro, sábado, pelas 16h, no stand do CEBAL, a tarde é para miúdos e graúdos, onde decorrerá uma actividade “mãos na massa” para os mais pequenos, que envolve a moldagem de papel. Esta acção é promovida pelo Ciência à la Carte, o projecto de literacia científica infantil do CEBAL.

O seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola” é realizado no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, promovido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Será o Nutri-Score uma opção de rotulagem totalmente fiável? Saiba tudo no webinar da CAP

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, na sequência da tentativa de aplicar em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.