Início / Agricultura / BPI, Fundação la Caixa e FCT ajudam interior de Portugal com mais de 2,5 M€. Conheça os projectos apoiados

BPI, Fundação la Caixa e FCT ajudam interior de Portugal com mais de 2,5 M€. Conheça os projectos apoiados

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O BPI, a Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vão apoiar um total de 10 projectos-piloto, 6 ideias inovadoras e 3 projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) mobilizadores no âmbito da 3ª edição do Programa Promove.

A atribuição conjunta de apoios a fundo perdido supera os 2,5 milhões de euros e resulta do acordo celebrado em 17 de Junho de 2020, em que a FCT se comprometeu a igualar o valor dos recursos que a Fundação ”la Caixa” viesse a alocar aos projectos vencedores, explica uma nota de imprensa do BPI.

Criado em 2018, o Programa Promove tem o objectivo de estimular iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

A terceira edição do Programa Promove vai apoiar 10 projectos-piloto, 6 ideias inovadoras e 3 projectos de investigação e desenvolvimento mobilizadores, com foco na transformação e no desenvolvimento das regiões do interior

Além do concurso destinado a projectos-piloto inovadores e do concurso de ideias destinado a estudantes de instituições de ensino superior, a parceria com a FCT resultou na abertura de uma nova linha de apoio a projectos de I&D mobilizadores, que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em domínios estratégicos definidos pelo Governo português para a valorização das regiões do interior, incluindo: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

No total, foram recebidas sessenta e oito candidaturas de projectos-piloto, uma subida superior a 50% face a 2019, catorze propostas de ideias e dezasseis candidaturas à nova linha de projectos I&D mobilizadores.

Após a avaliação das candidaturas apresentadas às duas linhas de projectos, baseada em critérios de qualidade, inovação, impacto no território, sustentabilidade e potencial de desenvolvimento, o júri do Programa Promove seleccionou dez projectos-piloto e três projectos I&D mobilizadores de centros de investigação, distribuídos pelas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Foram também seleccionadas seis ideias apresentadas por estudantes de universidades ou politécnicos do Norte, Centro e Alentejo, com base em critérios relacionados com a sua qualidade e exequibilidade, o grau de inovação e o potencial contributo para o desenvolvimento do território.

O Programa Promove, lançado em 2018, já premiou, nas edições de 2018 e 2019, 13 projectos-piloto inovadores e 7 ideias de estudantes de instituições de ciência e ensino superior localizadas nas áreas abrangidas, com um investimento total de cerca de 1,4 milhões de euros.

Projectos I&D Mobilizadores

Aquae Vitae – Água termal como fonte de vida e saúde

O projecto tem por objectivo avaliar os efeitos terapêuticos da água termal no desenvolvimento de bebidas, alimentos e produtos cosméticos, e a sustentabilidade dos recursos hidrominerais e geotérmicos da região.

Promotor: Centro de Investigação de Montanha – Instituto Politécnico de Bragança

Região: Norte

Município: Chaves

AQUADAPT – Ecossistemas fluviais à prova de alterações climáticas para uma gestão sustentável

O projecto pretende promover a resistência e resiliência dos ecossistemas fluviais face às alterações climáticas, através da avaliação de risco e da construção de ferramentas de adaptação para a região.

Promotor: Instituto Superior de Agronomia

Região: Alentejo

Município: Beja

BioD’Agro – Sistema operacional inteligente de informação e suporte à decisão em agrobiodiversidade

O projecto tem por objectivo o desenvolvimento de um sistema de monitorização da vinha e da biodiversidade funcional em áreas remotas e parques naturais, bem como a demonstração da sua viabilidade tecnológica e utilidade para os produtores de vinha biológica da região.

Promotor: LEAF – Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem

Região: Centro

Município: Figueira de Castelo Rodrigo

Projectos-piloto inovadores

Remediação de massas de água afectadas por drenagem de mina

O projecto visa avaliar a eficiência de geomateriais na retenção de elementos potencialmente tóxicos presentes em efluentes mineiros e responsáveis pela contaminação de cursos de água.

Promotor: Instituto Politécnico de Castelo Branco

Região: Centro

Município: Castelo Branco

Sistema de previsão e detecção de pragas em montado (dehesa)

O projecto tem por objectivo o desenvolvimento e teste de um sistema de alerta e deteção precoce para controlo da dispersão da doença do declínio do montado, que afeta os ecossistemas de montado (dehesa) de forma irreversível.

Promotor: InnovPlantProtect – Associação

Região: Alentejo

Município: Ourique

Pastagens Regenerativas

O projecto visa a experimentação e teste de técnicas inovadoras de mobilização do solo e gestão de pastoreio para promoção da adaptação às alterações climáticas, da regeneração ambiental e da sustentabilidade na gestão agropecuária extensiva em territórios de elevada aridez e susceptibilidade à desertificação.

Promotor: ESDIME – Centro de Apoio ao Desenvolvimento

Região: Alentejo

Município: Castro Verde

AgroSatAdapt

O projecto tem por objectivo gerar ferramentas analíticas que promovam a gestão da paisagem e do potencial produtivo da região com foco na sustentabilidade, através da utilização de dados de equipamento remoto (satélites e outros) e de dados climáticos, hídricos e socioeconómicos para caracterização de regiões dominadas por actividades agrosilvopastoris.

Promotor: Universidade de Évora

Região: Alentejo

Município: Beja

Acorn4MED

O projecto pretende valorizar a bolota como matéria-prima em medicina para produção de novas soluções com impacto na sustentabilidade florestal e na dinâmica económica de Trás-os-Montes.

Promotor: Tech4Med

Região: Norte

Município: Bragança

LandFood

O projecto tem por objectivo valorizar a bolota como matéria-prima nutritiva e sem glúten para a indústria agroalimentar, contribuindo para assegurar a competitividade económica da floresta endémica alentejana.

Promotor: Armazém da Bolota

Região: Alentejo

Município: Portalegre

EscarpArte

O projecto pretende estudar e divulgar ao público a maior concentração de pintura esquemática da pré-história recente em Portugal, localizada na Serra de Passos/Serra de Comba.

Promotor: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação

Região: Norte

Município: Mirandela

Casa do Património Pecuário como atracção turística

O projecto visa a criação de um centro de interpretação sobre sistemas de produção pecuária locais, as raças autóctones e seus produtos, incluindo actividades educativas, gastronómicas e turísticas com impacto internacional.

Promotor: Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia

Região: Norte

Município: Vila Pouca de Aguiar

Kassandra@Côa

O projecto visa dotar o território de um sistema de sensores fixos e transferência contínua de dados para monitorizar em tempo real as evoluções das gravuras do Vale do Côa decorrentes das alterações climáticas e da actividade humana.

Promotor: Morph World – Geologia e Geomática

Região: Norte

Município: Vila Nova de Foz Côa

BTCpro

O projecto tem por objectivo o desenvolvimento de soluções para melhorar o comportamento térmico dos Blocos de Terra Comprimidos (BTC) baseadas na incorporação de materiais de baixo custo e reduzido impacto ambiental, com vista a aumentar o seu uso na indústria da construção e reforçar a circularidade do setor.

Promotor: Betão e Taipa, Construção e Recuperação de Edifícios

Região: Alentejo

Município: Serpa

Ideias inovadoras

Trás-os-Montes Interativo: Percursos Virtuais

Construção de um portal web virtual dedicado a promover o valor turístico das Terras de Trás-os-Montes, como forma de internacionalizar o território e a cultura do Interior.

Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança

Região: Norte

Itchmeter

Construção de um protótipo de dispositivo portátil capaz de diagnosticar alergias, contribuindo para eliminar o desconforto dos testes cutâneos e os congestionamentos hospitalares.

Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior

Região: Centro

NatSauce – Da natureza para a mesa através da inovação

Desenvolvimento de molhos naturais saudáveis com base em processos sustentáveis, enquadrados na gama de produtos vegan sem adição de ovos, corantes e sabores artificiais.

Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança

Região: Norte

Alentejo By Knife & Fork

Oferta de passeios turísticos em viaturas de luxo com capacidade para pessoas com mobilidade reduzida, agregando o património histórico e etnográfico, a hotelaria, a gastronomia e os vinhos do distrito de Portalegre.

Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Portalegre

Região: Alentejo

BioSolve – Biorremediação da sopa plástica

Desenvolvimento de um processo de biorremediação sustentável de PET com recurso à bactéria Ideonella sakaiensis, presente no soro de queijo, subproduto da indústria da região.

Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior

Região: Centro

Acetic2Electric

Utilização da bactéria Geobacter sulfurreducens na cadeia de produção de bioetanol para eliminar inibidores da fermentação alcoólica, contribuindo para a viabilização de biorrefinarias que utilizam resíduos da indústria do azeite.

Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Beja

Região: Alentejo

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  

Verifique também

Cuidado com a queima de sobrantes florestais. GNR identifica homem de 78 anos por incêndio em Vila Real

Partilhar              O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.