O secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira, Humberto Vasconcelos, critica “aqueles que querem destruir um sector que está seguro” e faz questão de elogiar o trabalho da GESBA — Empresa de Gestão do Sector da Banana, “mormente dos cerca de 300 colaboradores que dia e noite realizam um excelente trabalho”.
O governante madeirense, que presidiu ontem, 9 de Julho, ao encerramento da XXII Mostra Regional de Banana, evento promovido pela Casa do Povo da Ponta do Sol, na freguesia de Madalena do Mar, não se dirigiu a ninguém em concreto, mas tudo indica que estava a responder ao porta-voz do Partido Juntos pelo Povo (JPP), Rafael Nunes, que no primeiro dia do certame acusou a GESBA de não pagar o “preço justo pela banana” madeirense.
Humberto Vasconcelos salientou que “o Governo Regional tem vindo a trabalhar para melhorar as condições dos produtores, com a organização do sector, que na altura das cooperativas viveu tempos muito difíceis. Com o suor de todos, nomeadamente dos bananicultores, conseguimos pagar as dívidas e aumentámos o rendimento dos produtores, que no ano passado foi, em média, de 0,94€”.
E acrescentou: “vamos continuar a trabalhar, pagando a tempo e horas, para aumentar o rendimento de todos os nossos produtores. Isso é uma garantia deste Governo”.
Agricultura e Mar