Início / Agricultura / Avança adjudicação da empreitada de construção da Barragem de Gebelim. Maria do Céu Antunes na assinatura

Avança adjudicação da empreitada de construção da Barragem de Gebelim. Maria do Céu Antunes na assinatura

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa amanhã, 27 de Outubro, na cerimónia de assinatura da adjudicação da empreitada de construção da Barragem de Gebelim. O evento ocorrerá na Galeria Manuel Cunha – Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no concelho de Alfândega da Fé.

A construção da Barragem de Gerbelim, integrada no Programa Nacional de Regadios e financiada pelo PDR 2020, tem por objectivo o reforço das disponibilidades de água ao regadio da Camba, com o qual irá partilhar infra-estruturas de adução e armazenamento de água, e a implantação de um novo perímetro de rega com cerca de 480 ha, entre as povoações de Vilar Chão e Parada, (Regadio de Vilar Chão/Parada), abrangendo 149 proprietários, realça uma nota de agenda do Gabinete de Maria do Céu Antunes.

O projecto de construção da barragem de Gebelim, a cargo da Junta de Agricultores do Regadio do Planalto de Vilar Chão e Parada, dá assim mais um passo para a sua concretização. Recorde-se que a construção da Barragem de Gebelim integra-se no projecto do Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar Chão – Parada, há muito desejado pelos agricultores, segundo fonte institucional da autarquia de Alfândega da Fé.

A criação deste novo aproveitamento hidroagrícola vai permitir criar um perímetro de rega com cerca de 500 hectares e dar um impulso à produção agrícola no concelho.

Barragem de Gebelim

A Barragem de Gebelim localizar-se-á na União das Freguesias de Gebelim e Soeima, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, NUT III Terras de Trás-os-Montes. Toda a albufeira (área inundada) resultante da sua construção desenvolver-se-á na freguesia de Gebelim.

A construção da barragem está prevista para a linha de água com o mesmo nome – ribeira de Gebelim – a qual tem a particularidade de escoar ao longo de aproximadamente 7 km, de poente para nascente, sendo um afluente da margem direita da ribeira de Vale Pereiro, cujas cotas se situam entre os cerca de 1.070 m, nas cabeceiras e próximo dos 600 m, no local de implantação da barragem.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.