Início / Agricultura / Ministra da Agricultura testa sistema de telegestão da rede de rega do Bloco da Camba

Ministra da Agricultura testa sistema de telegestão da rede de rega do Bloco da Camba

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita amanhã, 27 de Outubro, o hidrante do km 50 na Estrada Nacional 215, para a testagem do sistema de telegestão da rede de rega do Bloco da Camba, no concelho de Alfândega da Fé.

Após a visita, com início marcado para as 15 horas, segue-se, pelas 15h30, a cerimónia de inauguração do sistema na sede da Junta de Agricultura da Camba.

Este Sistema de Telegestão, integrado no Programa Nacional de Regadios e financiado pelo PDR 2020, foi preparado para permitir beneficiar uma área de cerca de 320 ha, distribuída por vários blocos de rega, refere uma nota de agenda do Gabinete da Ministra da Agricultura.

Sistema de Telegestão permite maior eficiência na utilização da água

O Sistema de Telegestão da rede de rega da Barragem da Camba foi inaugurado no passado dia 9 de Junho pelo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Trata-se de um projecto apoiado pelo Ministério do Agricultura, ao abrigo dos Fundos Comunitários, que permite “aos agricultores locais controlarem o sistema de rega das suas propriedade à distância e monitorizarem os seus consumos”, refere fonte institucional da autarquia de Alfândega da Fé.

E realça que a implementação da telegestão permite “uma maior eficiência na utilização da água reduzindo consumos supérfluos e o desperdício, em cerca de 320 hectares que compõe o complexo de regadio da Camba que abrange as localidades de Agrobom, Saldonha e Valpereiro”.

Recorde-se que, em 2021, se procedeu à reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba, tornando esta albufeira mais resiliente aos períodos de seca.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.