Início / Agricultura / Aumento do preço do milho sem impacto imediato na área semeada

Aumento do preço do milho sem impacto imediato na área semeada

Apesar do significativo aumento da cotação do milho no mercado internacional, que nos últimos dez meses quase duplicou (em resposta a uma crescente procura e a perspectivas pouco animadoras para a produção no Brasil e Argentina), as previsões, a 31 de Maio, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para uma manutenção da área instalada (81 mil hectares).

Para esta situação terá contribuído não só o desfasamento temporal entre as variações de valorização desta commodity agrícola e a resposta dos produtores do lado da oferta mas também o aumento da área de tomate para a indústria, cultura que concorre com o milho na definição da ocupação cultural de muitas parcelas e que terá sido preferida por também apresentar perspectivas altistas dos preços nesta campanha.

Acrescentam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística que os trabalhos de preparação do solo e sementeira do milho, que decorreram ao longo de Abril e Maio e, em alguns casos, prolongados pelo início de Junho, decorreram sem incidentes, sendo que as searas mais precoces (já no estado fenológico joelheiro) apresentam povoamentos homogéneos e boa coloração.

Maio quente e muito seco

O mês de Maio caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito seco. A temperatura média do ar, 16,2ºC, foi 0,5ºC superior à normal 1971-2000. Quanto à precipitação, o valor médio de 32,8mm corresponde a um desvio de -38,4mm face à normal (-54%). De referir que, em dezassete dos últimos vinte anos, o mês de Maio registou valores médios de precipitação inferiores à normal. Salienta-se a ocorrência, no dia 31 de Maio, de aguaceiros fortes, queda de granizo e trovoada, em alguns locais das regiões da Beira Alta e Trás-os-Montes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Life WolFlux entrega 101 cães a produtores de gado a Sul do Douro para mitigar conflitos com lobo-ibérico

Partilhar              A equipa da Rewilding Portugal, desde 2020, tem gerido um programa de cães de gado, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.